ir para o conteudo principal

Engenharia, Operação e Educação de Trânsito

Guia do programa CRIANÇA SEGURA Pedestre – Como trabalhar o trânsito em sua comunidade

ONG Criança Segura

A ONG CRIANÇA SEGURA desenvolveu um guia prático para orientar os educadores a implementar o Programa CRIANÇA SEGURA Pedestre. O guia aborda a criança como pedestre, o plano de ação para desenvolvimento do programa, a análise de dados de atropelamentos, além de aspectos relacionados à avaliação, educação e legislação de trânsito. Vale a pena visitar o site www.criancasegura.org.br, dedicado ao trabalho de melhorar a segurança de nossas crianças.

30/Abr/2006

Avaliar programas educativos para o trânsito não é medir a redução de acidentes ou de exposição ao risco de acidentes

ELOIR DE OLIVEIRA FARIA E MARILITA GNECCO DE CAMARGO BRAGA

“Não corra para atravessar a rua, menino”.
Os autores defendem a substituição do atual enfoque simplista da Educação de Trânsito, fundamentado no treinamento de habilidades e de comportamentos, como na recomendação acima, por uma visão mais ampla, que se preocupa, além de desenvolver habilidades, em exercitar a reflexão crítica e formar cidadãos éticos. A proposta pedagógica contempla uma Educação para o Trânsito sob o prisma da redução dos riscos presentes nas vias, a ser conseguida primordialmente com a formação do indivíduo, suscitando uma tomada de consciência para um trânsito mais calmo. Outros artigos sobre Educação de Trânsito podem ser encontrados no site www.transitocomvida.ufrj.br, desenvolvido pelos autores.

30/Abr/2006

Trânsito com vida: um portal na web

ELOIR DE OLIVEIRA FARIA, MARILITA GNECCO DE CAMARGO BRAGA e GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS

Artigo da Revista Transportes apresenta o Portal "Trânsito Com Vida" (www.transitocomvida.ufrj.br) que foi desenvolvido com os objetivos de tornar o aluno ativo em seu processo de construção do conhecimento, desenvolver seu potencial de reflexão crítica e possibilitar a vivência da solidariedade e da cooperação. O Portal é dirigido a crianças, adolescentes e professores de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental, com interface gráfica e educacional diferenciadas, incluindo estratégias educacionais, animação digital, jogo de simulação e uma ferramenta de comunicação assíncrona em um Fórum para Discussão.

07/Out/2006

Condições necessárias e objetivos da educação para o trânsito segundo o ponto de vista dos profissionais brasileiros da área

ELOIR DE OLIVEIRA FARIA, M. SC. e MARILITA GNECCO DE CAMARGO BRAGA, PH.D.

Pesquisa exploratória realizada com especialistas da área de Segurança e Educação de Trânsito identificou os objetivos da educação de crianças e adolescentes mais adequados à realidade brasileira e em que condições ela deve ocorrer. A condição necessária mais relevante foi o apoio dos meios de comunicação na divulgação dos fatores envolvidos nos acidentes. A pesquisa utilizou a técnica denominada “matriz decisória”.

07/Set/2006

Educar crianças e adolescentes para a vida no trânsito

Eloir de Oliveira Faria e Marilita Gnecco de Camargo Braga

A prática atual reflete uma visão em que o homem precisa adaptar-se ao automóvel e os acidentes não são entendidos como consequência de um modo de vida que cultua o individualismo e a competição. Se ao aluno não for permitido refletir criticamente sobre o trânsito, sobre as consequências da liberdade do automóvel no sistema viário e se ele não puder vivenciar os valores éticos, as ações educativas não estarão contribuindo para a formação de um cidadão, nem de um motorista que respeite as regras por compreendê-las como condição fundamental para a vida em sociedade.

13/Nov/2011

Incentivar uma cultura da segurança – Utopia ou a hora é esta?

Marilita Gnecco de Camargo Braga e Eloir de Oliveira Faria

O aumento da quantidade de automóveis circulando nas cidades e a tentativa de reduzir os índices de acidentes de trânsito podem estar reduzindo a mobilidade de crianças e adolescentes. Neste artigo, é feita uma breve revisão bibliográfica da prática educativa para o trânsito e de estudos com crianças e adolescentes sobre a segurança no trânsito. São discutidos alguns aspectos da educação para o trânsito e propõe-se uma abordagem mais abrangente fundamentada nos referenciais teóricos Sócio-Culturais, em que uma Cultura da Segurança permeie vários aspectos da qualidade de vida e não apenas relacionada ao tráfego.

13/Nov/2011

Notas & Notícias

  • Carro autônomo: veja 10 questões para entender a tecnologia.
  • Globo G1
  • Concurso para docentes.
  • UFC
  • Bicicleta elétrica vira vilã do trânsito.
  • Estadão
  • Uso de farol baixo nas estradas se torna lei,
  • Estadão
  • Projeto quer liberar fabricação de carro leve a diesel no País.
  • UOL Notícias
  • Simulador de direção não é um brinquedo.
  • Perkons
  • Hadad libera bike em ônibus fora do pico
  • Estadão
  • 7ª edição do Traffic Engineering Handbook do
  • ITE
  • Quatro em cada dez veículos de carga apresentam falha mecânica
  • Perkons
  • As 9 piores ciclovias do mundo.
  • Facebook
  • Denatran põe em consulta pública o Manual de Dispositivos Auxiliares e o Manual de Sinalização Temporária.
  • Denatran
  • 8º Prêmio CET de Educação de Trânsito.
  • CET
  • Juntos, airbag e cinto de segurança reduzem 60% o risco de ferimentos.
  • Perkons
  • Código de Trânsito Brasileiro completa maioridade.
  • Perkons
  • Passarelas e faixas reduzem riscos de atropelamentos.
  • Perkons
  • CET SP vai premiar projetos de Tecnologia da Informação.
  • Inscreva-se
  • Workshop de Transportes e Logística.
  • ANPET
  • 7,4 milhões de pessoas se deslocam para municípios próximos.
  • Perkons
  • Oportunidade para ser professor no MIT.
  • ANPET
  • XVII Congreso Argentino de Vialidad y Tránsito
  • 24 a 28 de outubro de 2016
  • ExpoVial
  • Pensando o formato das barreiras em função dos motociclistas.
  • vti
  • Testes de colisão ficarão mais rígidos.
  • Estadão