Engenharia, Operação e Educação de Trânsito
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Guia do programa CRIANÇA SEGURA Pedestre – Como trabalhar o trânsito em sua comunidade
ONG Criança Segura
A ONG CRIANÇA SEGURA desenvolveu um guia prático para orientar os educadores a implementar o Programa CRIANÇA SEGURA Pedestre. O guia aborda a criança como pedestre, o plano de ação para desenvolvimento do programa, a análise de dados de atropelamentos, além de aspectos relacionados à avaliação, educação e legislação de trânsito. Vale a pena visitar o site www.criancasegura.org.br, dedicado ao trabalho de melhorar a segurança de nossas crianças.
30/Abr/2006
Avaliar programas educativos para o trânsito não é medir a redução de acidentes ou de exposição ao risco de acidentes
ELOIR DE OLIVEIRA FARIA E MARILITA GNECCO DE CAMARGO BRAGA
“Não corra para atravessar a rua, menino”.
Os autores defendem a substituição do atual enfoque simplista da Educação de Trânsito, fundamentado no treinamento de habilidades e de comportamentos, como na recomendação acima, por uma visão mais ampla, que se preocupa, além de desenvolver habilidades, em exercitar a reflexão crítica e formar cidadãos éticos. A proposta pedagógica contempla uma Educação para o Trânsito sob o prisma da redução dos riscos presentes nas vias, a ser conseguida primordialmente com a formação do indivíduo, suscitando uma tomada de consciência para um trânsito mais calmo.
Outros artigos sobre Educação de Trânsito podem ser encontrados no site www.transitocomvida.ufrj.br, desenvolvido pelos autores.
30/Abr/2006
Trânsito com vida: um portal na web
ELOIR DE OLIVEIRA FARIA, MARILITA GNECCO DE CAMARGO BRAGA e GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS
Artigo da Revista Transportes apresenta o Portal "Trânsito Com Vida" (www.transitocomvida.ufrj.br) que foi desenvolvido com os objetivos de tornar o aluno ativo em seu processo de construção do conhecimento, desenvolver seu potencial de reflexão crítica e possibilitar a vivência da solidariedade e da cooperação. O Portal é dirigido a crianças, adolescentes e professores de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental, com interface gráfica e educacional diferenciadas, incluindo estratégias educacionais, animação digital, jogo de simulação e uma ferramenta de comunicação assíncrona em um Fórum para Discussão.
07/Out/2006
Condições necessárias e objetivos da educação para o trânsito segundo o ponto de vista dos profissionais brasileiros da área
ELOIR DE OLIVEIRA FARIA, M. SC. e MARILITA GNECCO DE CAMARGO BRAGA, PH.D.
Pesquisa exploratória realizada com especialistas da área de Segurança e Educação de Trânsito identificou os objetivos da educação de crianças e adolescentes mais adequados à realidade brasileira e em que condições ela deve ocorrer. A condição necessária mais relevante foi o apoio dos meios de comunicação na divulgação dos fatores envolvidos nos acidentes. A pesquisa utilizou a técnica denominada “matriz decisória”.
07/Set/2006
Educar crianças e adolescentes para a vida no trânsito
Eloir de Oliveira Faria e Marilita Gnecco de Camargo Braga
A prática atual reflete uma visão em que o homem precisa adaptar-se ao automóvel e os acidentes não são entendidos como consequência de um modo de vida que cultua o individualismo e a competição. Se ao aluno não for permitido refletir criticamente sobre o trânsito, sobre as consequências da liberdade do automóvel no sistema viário e se ele não puder vivenciar os valores éticos, as ações educativas não estarão contribuindo para a formação de um cidadão, nem de um motorista que respeite as regras por compreendê-las como condição fundamental para a vida em sociedade.
13/Nov/2011
Incentivar uma cultura da segurança – Utopia ou a hora é esta?
Marilita Gnecco de Camargo Braga e Eloir de Oliveira Faria
O aumento da quantidade de automóveis circulando nas cidades e a tentativa de reduzir os índices de acidentes de trânsito podem estar reduzindo a mobilidade de crianças e adolescentes. Neste artigo, é feita uma breve revisão bibliográfica da prática educativa para o trânsito e de estudos com crianças e adolescentes sobre a segurança no trânsito. São discutidos alguns aspectos da educação para o trânsito e propõe-se uma abordagem mais abrangente fundamentada nos referenciais teóricos Sócio-Culturais, em que uma Cultura da Segurança permeie vários aspectos da qualidade de vida e não apenas relacionada ao tráfego.