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Engenharia, Operação e Educação de Trânsito

Amarelo + Vermelho

Na maioria dos países, a seqüência de cores nos semáforos é verde, amarela e vermelha. Enquanto os intervalos verde e amarelo são mostrados para certo movimento, os seus movimentos conflitantes recebem vermelho e eles só passarão para verde quando o primeiro movimento mudar para vermelho.

De acordo com as características do cruzamento, o verde para os movimentos conflitantes não é mostrado assim que o primeiro movimento foi para o vermelho. Em cruzamentos muito largos, pode ser necessário programar, a partir deste instante, um intervalo adicional de vermelho para todos os movimentos do cruzamento a fim de permitir que os últimos veículos que estão perdendo direito de passagem tenham tempo de sair da área de conflito antes de ser dado o verde para seus opositores. Este intervalo, quando existente, tem duração de 1 a 3 segundos.

Entretanto, em vários países, dentre os quais temos o Reino Unido, Argentina, Hong Kong, algumas regiões da China, Paquistão, Alemanha, Polônia, Dinamarca, Groelândia e Israel, a seqüência de cores inclui um intervalo em que os focos amarelo e vermelho ficam acesos simultaneamente logo antes da indicação verde surgir. Durante este intervalo os veículos que estão perdendo o direito de passagem já estão no vermelho enquanto seus movimentos conflitantes estão recebendo a sinalização amarelo+vermelho. Um dos objetivos dessa solução é chamar a atenção dos motoristas que estão no vermelho para a iminente abertura, dando tempo para que se preparem para partir. Porém, o objetivo mais importante é assegurar um intervalo de segurança entre o final de verde para certo movimento e a abertura do verde para seus movimentos conflitantes, a exemplo do intervalo com vermelho geral para todos os movimentos, citado no parágrafo anterior. No Reino Unido, o intervalo com amarelo+vermelho deve ser programado em todos os semáforos e sua duração é padronizada em dois segundos.

Há muitos anos, no Brasil, também era aplicada a idéia de avisar os veículos parados de que seu verde estava para surgir. Entretanto, a forma de viabilizar essa idéia apresentava dois grandes erros, o que acabou gerando um grande número de acidentes. O primeiro erro é que em vez de usar uma indicação específica, como o amarelo+vermelho, por exemplo, mostrava-se simplesmente o foco amarelo. A conseqüência é que o motorista que chegava ao semáforo naquele intervalo não sabia se o amarelo que estava vendo era o amarelo antes do verde ou o amarelo depois do verde. O segundo erro, mais grave ainda, é que os veículos que estavam perdendo direito de passagem ainda estavam no amarelo durante este intervalo. Dessa forma, havia um intervalo durante o qual todos os veículos do cruzamento recebiam amarelo, tanto os que perdiam o direito de passagem como os que estavam para ganhá-lo. Evidentemente, o número de acidentes causado por esse tipo de programação foi enorme e a solução foi abandonada.

Fonte:

Texto parcialmente traduzido de Answers.com

Imagens: Answers.com

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