Algoritmo
LRVPronto segue a metodologia apontada pelo Manual de Sinalização Horizontal do DENATRAN
para elaborar projetos de Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade.
O Manual adota duas hipóteses básicas. A primeira é que o movimento de um veículo,
quando encontra a sinalização LRV, é do tipo uniformemente retardado. A segunda premissa é que as linhas
devem ser posicionadas de tal forma que o intervalo de tempo, entre as passagens do veículo por duas linhas
sucessivas, seja sempre o mesmo.
Com a primeira hipótese e uma vez definidos os valores de velocidade inicial, final e desaceleração,
estará determinada automaticamente a distância que deverá ser percorrida pelo veículo para
chegar à velocidade final pretendida e o tempo total necessário para percorrer esta distância.
Portanto, a posição relativa entre a primeira e a última linha já está fixada.
Resta descobrir como será o desenho das linhas intermediárias, ou seja, quantas linhas serão e
com qual espaçamento.
Para resolver este problema, é necessário descobrir o instante em que o veículo irá passar
em cada uma das linhas, o que pode ser determinado com base na segunda hipótese. Existem duas formas de obter a solução.
Na primeira forma, o projetista fixa diretamente tal intervalo de tempo; daí decorre um certo número de linhas intermediárias
entre as linhas extremas. É a forma indicada pelo Manual, que propõe adotar um intervalo igual a 1 segundo.
Na segunda forma, o projetista escolhe quantas linhas serão demarcadas. Dividindo-se o tempo total entre as linhas
extremas pelo número de linhas decrescido de uma unidade, obtém-se o intervalo de tempo entre duas
linhas sucessivas quaisquer.
Uma vez determinado o intervalo de tempo, por qualquer uma das duas formas, é possível calcular diretamente a
posição de cada uma das linhas intermediárias.
É importante ressaltar que, conforme o Manual de Sinalização Horizontal, a última linha deve estar posicionada, no mínimo,
a 2 metros da seção em que se deseja garantir a velocidade final, seção esta denominada seção de controle.