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Engenharia, Operação e Educação de Trânsito

Simulação de Tráfego: Conceitos e Técnicas de Modelagem

Licinio da Silva Portugal

Licinio da Silva Portugal, professor do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ, escreveu o livro Simulação de Tráfego: Conceitos e Técnicas de Modelagem visando sistematizar e documentar os principais conceitos e aspectos associados à simulação de eventos discretos, através de computadores digitais, bem como as suas técnicas e fundamentos de modelagem. Uma maior ênfase é dada à abordagem das três fases e à representação através do Diagrama de Ciclo de Atividades, que são elementos fundamentais ao uso e à compreensão das ferramentas e linguagens clássicas de simulação. Apesar das potencialidades da adoção dessa ferramenta no suporte ao processo de decisão em distintos setores socioeconômicos, este livro destaca seu emprego no enfrentamento de problemas de tráfego, particularmente o rodoviário, mas extensivo a outras modalidades, como a aérea, aquaviária e ferroviária.

A publicação resulta de atividades de ensino e pesquisa sobre o tema realizadas, ao longo de vinte anos, pelo autor, com base numa extensa bibliografia. Mesmo reconhecendo-se os avanços observados na simulação e participação de distintos autores, inclusive no Brasil, verifica-se que nenhuma das obras consultadas apresenta o escopo aqui proposto, seja nos casos de modelagem seja nos setores de tráfego e transportes. Por outro lado, o emprego de tal técnica e de softwares existentes ainda é relativamente pequeno em nosso país, não só por parte dos órgãos governamentais como também por entidades particulares. Assim, espera-se que este Livro contribua para a criação de uma base de conhecimento, que possa estimular e encorajar o aprofundamento e o aperfeiçoamento de estudos e pesquisas nesse campo de atuação. Sua utilidade destaca-se particularmente para os engenheiros, administradores, analistas de sistemas e projetistas, servindo de referência para seus cursos de graduação e de pós-graduação.

O trabalho contém nove capítulos e três anexos. O primeiro faz uma introdução a respeito da proposta e realização deste estudo, assim como de sua relevância. O segundo dá conta das técnicas disponíveis que podem ser utilizadas como alternativas de análise e resolução de funcionamento em determinados sistemas. Já o terceiro capítulo aborda a questão de formação de filas e das teorias que a cercam e o quarto traz como temática a caracterização da simulação, suas definições, conceitos, modelos, vantagens e desvantagens. O quinto capítulo deste trabalho vai gerar números aleatórios, classificá-los e distribuí-los, sob o título “Motor da Simulação”. No sexto, serão tratados os fundamentos e as várias técnicas de modelagem por diferentes abordagens, seus eventos, atividades, processos e fases. O capítulo sete vai proporcionar exemplos de diagramas dos ciclos de atividades (DCA) realizadas em instalações de transportes, fundamentalmente aquelas destinadas ao armazenamento do tráfego de veículos (ônibus e automóveis) e de pessoas/passageiros. Isto porque tais instalações, como os aeroportos e terminais, estacionamentos e garagens, reúnem características estocásticas que favorecem sua representação pela técnica do DCA. Já no oitavo capítulo, vai ser feita uma revisão dos modelos de simulação e análise de tráfego em malhas viárias, considerados os mais importantes desenvolvidos desde a década de 60 até os dias de hoje (trajetória e evolução), como também serão fornecidas informações úteis na escolha do simulador. E por fim, o capítulo nove apresenta conclusões e recomendações acerca da finalidade e utilidade da simulação como método de apoio à tomada de decisão para minimizar filas e congestionamento.

Quanto aos Anexos, o A faz um levantamento dos métodos e dos testes estatísticos na geração de números pseudo-aleatórios. No B é feita uma abordagem sobre as aplicações da teoria de filas e alguns exemplos no setor de transportes. E no Anexo C é feito um cadastro de modelos para interseções semaforizadas e para análise de aeroportos.

Contatos com o autor em licinio@pet.coppe.ufrj.br

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