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Engenharia, Operação e Educação de Trânsito

Os primeiros semáforos europeus

Embora uma versão preliminar de um dispositivo semafórico já tivesse sido instalada em Hamburgo e Paris em 1922, considera-se que a primeira sinalização semafórica europeia foi instalada na Praça Potsdamer de Berlim, no dia 20 de outubro de 1924, numa tentativa de controlar os 20.000 veículos que circulavam pelo local, considerado o mais movimentado da Europa.

Tratava-se de uma torre com 8,5 metros de altura com cinco faces laterais, erguida no centro da avenida. Em cada face estavam dispostas horizontalmente as lâmpadas verde, amarela e vermelha.   

Um policial ficava sentado numa pequena cabine no alto da torre e ficava trocando as indicações luminosas manualmente até que essa operação foi finalmente automatizada em 1926. Durante algum tempo outros policiais ainda permaneciam em solo para coibir os motoristas que não prestassem atenção na novidade.

A torre semafórica foi trazida dos Estados Unidos e era cópia de uma sinalização análoga já existente em Nova Iorque desde 1922. Aliás, esse tipo de solução já estava sendo utilizada em Nova Iorque desde 1918. Ela foi projetada por Jean Kramer e instalada pela Siemens.

A torre da Praça Potsdamer permaneceu ativa até 1936, quando foi removida para dar lugar à passagem de uma linha férrea.

Em 1997 a Siemens construiu uma réplica da torre semafórica, próxima ao local original, apenas para efeito de demonstração, a fim de comemorar o 150º aniversário da companhia. Em 29 de setembro de 2000 essa réplica foi remanejada para o local em que se encontra atualmente.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Potsdamer_Platz#Traffic_lights

 

 

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