Engenharia, Operação e Educação de Trânsito
Seções do Site
A patente do primeiro semáforo brasileiro
Wilson Ressutti teve um sonho em 1968 no qual avistou um semáforo "pendurado" em um cruzamento o qual mostrava os tempos nos focos veiculares. Já no dia seguinte começou a traçar seu projeto e pegou duas bacias de minha mãe e foi confeccionando seu invento todo artesanal pois não tinha condição nenhuma monetária.
Na realidade quis mostrar a possibilidade de exibir os tempos! Quando pronto, patenteou, saiu nos jornais da época (1969) e até encaminhou a outros países, mas sem retorno algum. Dado ao fracasso das tentativas após alguns anos, foi levado à CET a qual efetuou pesquisas (na época com Philip Gold) e concluiu que a velocidade teria aumentado muito no cruzamento com este dispositivo, pois os "Gersons" da vida, aceleravam ao invés de frear!!Ai parou de pagar a patente caindo no domínio público!!
Wilson Ressutti começou na GEMA equipamentos antipoluentes (exaustores de grande porte, centrifugas de partículas em suspensão, Lavadores de gases, torre de resfriamentos etc) no bairro do Ipiranga, com apenas 16 anos. Começou como ajudante geral mas se interessou pelos desenhos técnicos.
Não chegou a fazer o segundo grau, mas depois de 45 anos ininterruptos trabalhando nesta única empresa, foi dispensado como vendedor técnico sempre estando em primeiro lugar nas vendas.
Chegou a dar aulas gratuitamente a engenheiros deste setor, devido sua larga experiência sendo seu nome ainda respeitado neste ramo de atividades.
PARABÉNS Wilson por sua visão de futuro e que sirva de motivação para novas gerações.
Fonte: CET SP