Engenharia, Operação e Educação de Trânsito
Seções do Site
Placa virtual
Esse mundo tecnológico está, cada vez mais, nos oferecendo ferramentas incríveis para cuidar melhor do trânsito.
Na entrada do túnel australiano Sydney Harbour Tunnel, a empresa Laservision instalou um dispositivo inédito, denominado Softstop, que sinaliza a proibição de acesso quando ocorre algum problema grave no seu interior. Existem reservatórios de água que são abertos de forma controlada a fim de criar uma cortina de água bem na frente da entrada. Esse controle é tão sofisticado que permite que tal cortina funcione como se fosse uma tela formada por pixels posicionados nos locais exatos.
Sobre essa cortina de água & tela, utilizando tecnologia laser, é projetada a imagem gigante da placa (STOP) indicando aos veículos que devem parar. A mensagem fica exatamente no caminho dos motoristas e não num campo de visão periférica como ocorre nas soluções tradicionais. O veículo que prosseguir mesmo assim vai, literalmente, atravessar a placa STOP. Evidentemente, nos primeiros segundos após a entrada em operação haverá, muitas vezes, veículos que não vão conseguir parar a tempo e entrarão no túnel, mas como a solidez da parede é apenas ilusão de ótica, não haverá maiores problemas para eles. Outra vantagem é permitir a passagem dos veículos de emergência que precisam socorrer o incidente responsável pelo bloqueio do túnel.
Assim que os primeiros veículos tiverem parado, são acionadas barreiras físicas atrás da cortina de água a fim de garantir a interdição do túnel. Nesse momento, a água é fechada e permanece apenas a barreira convencional, que pôde ser, dessa forma, acionada sem risco para o trânsito.
As informações apresentadas foram coletadas no site http://ats.business.gov.au/ATSCM (onde também foi pinçada a imagem) e na revista Traffic Technology International.