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A ponte do boi voador
A ponte Mauricio de Nassau, em Recife, começou a ser construída em 1643 e foi a primeira ponte de grande porte da América Latina. Ligava o bairro portuário à ilha de Antonio Vaz.
A idéia de se dotar a cidade de uma ponte surgiu desde o início da ocupação holandesa, pois sua falta dificultava o desenvolvimento da cidade. Mauricio de Nassau promoveu estudos para avaliar as condições das correntes do rio e contratou o pedreiro português Manoel Costa para construir pilares de pedras com três metros e sessenta centímetros de comprimento por dois metros e quarenta centímetros de largura. Finalmente, em 1641, o engenheiro judeu Baltazar da Fonseca assumiu a construção da ponte, por 24.000 florins e, curiosamente, com direito a um prêmio de 1.000 patacas para a esposa, no caso de vir a se casar em terras recifenses.
A obra teve início com a participação de 50 escravos e alguns operários especializados. Entretanto problemas de ordem técnica impediram a conclusão da obra, obrigando a assinatura de um distrato.
Diante do impasse, o próprio Nassau tomou a frente da empresa, substituindo os pilares de pedras projetadas por arrimos de madeira resistentes à umidade, assentando o resto do lastro. Assim, poucos meses depois, no dia 28 de fevereiro de 1644, João Maurício deu por inaugurada a primeira ponte brasileira, no mesmo local onde hoje existe a ponte que liga o bairro do Recife ao de Santo Antônio e que tem merecidamente o seu nome.
A proposito dessa inauguração, conta-se que para chamar a atenção do público para o evento, Nassau prometeu que faria um boi voar por sobre a ponte. Atraídos pelo inusitado, grande massa de gente ocorreu ao ato de inauguração. Valendo-se de um boi de couro montado sobre roldanas que deslisavam sobre um cabo previamente instalado no alto por sobre a ponte, o povo viu cumprida a promessa do notável governante recifense.
Na cabeceira da ponte havia um pequeno arco construído pelos portugueses encimado por uma cruz e logo abaixo uma coroa alusiva a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal.
Em sua feição original, a ponte antiga era provida de uma parte levadiça, que permitia a passagem de embarcações veleiras de mastro fixo.
Em 1917 uma reforma deu-lhe a atual constituição, de concreto armado.
O texto acima tomou por base a página Recife Antigo. A gravura foi pinçada no Site de Dicas.
Abaixo a ponte nos dias de hoje. Imagem extraída da Wikipedia.