Engenharia, Operação e Educação de Trânsito
Seções do Site
O teorema da rota colorida
O problema da rota colorida foi apresentado em 1970 por uma equipe de mateméticos dirigida pelo norteamericanos Benjamin Weiss e Roy Adler . O desafio era criar um mapa universal em que sempre fosse possível atingir um certo destino, independentemente do ponto de partida. Mais precisamente, o objetivo consistia em descobrir um conjunto de regras que garantissem que sempre se chegasse a um determinado destino, independentemente do ponto de partida. No mundo real, isso corresponderia a você pedir, a um amigo, o caminho para chegar a sua casa e, em vez disso, ele lhe desse um conjunto de regras tais que você sempre ia chegar lá, não importa o lugar de onde saisse.
Trahtman conseguiu resolver o problema para a situação particular da figura. Se você escolher um círculo qualquer e for seguindo na direção das setas, sempre escolhendo a sequência azul-vermelho-vermelho, azul-vermelho-vermelho ..., você vai acabar chegando no círculo amarelo. Analogamente, independentemente do ponto de partida, qualquer rota montada com sequências azul-azul-vermelho levarão ao círculo verde.
Trahtman demonstrou que para todas as configurações que obedeçam a estrutura de círculos e flechas como as da figura, é possível descobrir uma regra de sequência de links que garantirá chegar ao destino desejado, de qualquer lugar que se parta.
Algum engenheiro de trânsito se habilita em montar, na sua cidade, um sistema de circulação desse tipo?
Nossas fontes foram o Blog de los Correcaminos. e Wikipedia.