Engenharia, Operação e Educação de Trânsito
Seções do Site
O trânsito e o arroz
O Departamento de Trânsito de Washington realizou uma experiência extremamente didática. Mediu quanto tempo demorou para que um kilo de arroz conseguisse passar por um funil em duas situações diferentes.
Na primeira, o arroz era despejado todo de uma vez na boca do funil, enquanto que na segunda ele ia sendo despejado suave e continuamente. Adivinhem qual foi o resultado? Ao contrário do que muitos possam imaginar, o primeiro método foi muito mais lento do que o segundo. No último, o arroz demorou 27 segundos para ser escoado enquanto que no primeiro foram necessários 40 segundos, quase 50% mais demorado.
Jogar violentamente o arroz só serviu para aumentar o atrito entre os grãos e criar impedância à fluidez.
O paralelo com o trânsito não é só figura de retórica. Se o número de veículos que se permitir entrar numa via for só um pouco inferior à sua capacidade, será possível escoar no mesmo período de uma hora, por exemplo, um número muito maior de veículos do que se a demanda for superior à capacidade e se permitir que acesse a via sem nenhum tipo de controle. Esse é o princípio do ramp meter, muito utilizado em outros países e do qual não temos nenhum operando no Brasil. Aliás, nem nome para ele temos, ainda, por aqui. Que tal moderador de acesso?