Engenharia, Operação e Educação de Trânsito
Seções do Site
A maior avenida brasileira
A Avenida Sapopemba é uma avenida da Zona Leste da cidade de São Paulo.
Inicia na avenida Salim Farah Maluf, no distrito da Água Rasa e termina próximo ao centro do município de Ribeirão Pires, à leste da Grande São Paulo. Com 45 quilômetros de extensão, é considerada a maior avenida brasileira e a terceira maior do mundo. Possui 1.786 postes e nela operam quarenta linhas de ônibus.
O nome deriva do tupi-guarani: sapo (raiz) e pema (que se projeta para fora). Esta era a denominação de algumas espécies de árvores cujas raízes se projetam para fora da terra e entrelaçam o tronco (grandes figueiras gameleiras) e eram abuundantes na região.
No século XIX, existiam diversas estradas “rurais” que faziam a ligação do núcleo urbano de São Paulo com diversas localidades. Assim era a “Estrada de Sorocaba” (hoje R. da Consolação e a sua derivação para Pinheiros) e a “Estrada de Juadiai “ (hoje um trecho da Av. São João, Gal. Olimpio da Silveira e a sua continuação pela Água Branca. Todas essas antigas estradas (hoje venidas) sofreram alterações em seus traçados e, principalmente, em suas denominações.
Apesar de algumas retificações, a Av. Sapopemba permanece basicamente com seu traçado original e, mais importante, conservando a sua denominação original. No inicio, ainda no século XIX, a estrada de Sapopemba era uma estrada de terra batida utilizada por tropeiros e pequenos sitiantes que por ela fazia chegar seus produtos até a cidade. Porém, uma grande transformação ocorreria já nos últimos anos do século XIX e princípios do século XX. O rápido processo de crescimento e urbanização pelo qual passou a cidade de São Paulo naquele período, fez surgir diversos loteamentos entre a Mooca e o Tatuapé. Dentre eles, estavam a Vila Formosa e a Vila Prudente. Entretanto, todos os novos loteamentos (hoje bairros) conservaram o traçado da estrada de Sapopemba, uma vez que ela era por demais tradicional e constituia uma histórica ligação de toda a Zona Leste até o centro da cidade. Entre 1910 e 1930 surge ao redor da estrada numa antiga gleba de terra conhecida como “Fazenda Sapopemba”, o atual bairro.
A sua protetora é Nossa Sra. de Fátima, cuja imagem foi trazida de Portugal. Essa é uma referência importante para história de Sapopemba, uma vez que os seus primeiros moradores eram portugueses e espanhóis. Com a rápida urbanização de seu entorno, a antiga “Estrada de Sapopemba”perde essa característica, ou seja, de Estrada rural. Porém, nas décadas seguintes ela ainda continuaria a ser conhecida com a designação de “estrada”. Os moradores, por sua vez, não se conformavam. A partir de 1940 iniciaram um movimento para a transformação da estrada em avenida. Os seus reclamos ganharam eco na Câmara Municipal e, em 1950, era apresentado o primeiro Projeto de Lei que a transformava em Avenida. O autor foi o então vereador Jânio da Silva Quadros que assim se expressou:
“ É absurda a denominação de “estrada” a verdadeira avenida de ligação, toda edificada, e da máxima importância social e comercial. Depois, além de outros inconvenientes, a atual denominação tem impedido a entrega de mercadoria com a facilidade e a rapidez necessária, imaginando quem deva proceder a essas entregas que o local é retirada, longínquo, de difícil acesso, quando na realidade, é hoje, um legitimo trecho do centro de bairro populoso. Mais médicos já se recusaram à noite, a atender enfermos na “estrada” loponimia esdrúxula. Supõem cuidar-se de Zona Rural, de subúrbio distante, com jornada perigosa e cansativa, nunca o coração da Água Rasa. Urge modificar o nome, que representa um logro, uma diminuição, uma falsidade. Daí o Projeto que é o melhor desejo do povo local. Sala das sessões da Câmera Municipal, 11 de setembro de 1950 - Jânio Quadros”.
Fonte: Wikipédia