Engenharia, Operação e Educação de Trânsito
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Modelagem e análise de dados dinâmicos do tráfego urbano: uma revisão conceitual e aplicada
Hamifrancy Brito Meneses e Carlos Felipe Grangeiro Loureiro
Discussão conceitual sobre modelagem e análise de dados dinâmicos do tráfego a fim de orientar o uso de dados gerados por sistemas centralizados de controle semafórico. São apresentados os conceitos básicos de modelagem espaço-temporal de dados dinâmicos, procedimentos de aferição de qualidade, modelos de mineração de dados dinâmicos e recursos de visualização espacial.
12/Fev/2006
Transcoot: uma interface lógica para modelar e georeferenciar dados dinâmicos do tráfego urbano
HAMIFRANCY BRITO MENESES, LUÍS EDUARDO XIMENES CARVALHO e CARLOS FELIPE GRANGEIRO LOUREIRO
Este trabalho apresenta uma interface lógica, denominada TRANSCOOT, entre a base de dados do CTA da cidade de Fortaleza (CTAFOR) e o SIG TransCAD. Esta interface combina uma arquitetura modular e um modelo espaço-temporal de versões para importar dados dinâmicos de tráfego para o ambiente SIG estático, de forma flexível e eficiente. No ambiente SIG, esta interface agrega caráter espacial aos dados importados, o que permite realizar análises espaciais sobre o tráfego urbano na área do CTAFOR.
07/Out/2006
Estudo para aprimoramento da operação de controladores semafóricos fuzzy
Michelle Andrade e Maria Alice Prudêncio Jacques
Hoje, diferentes técnicas de otimização e de inteligência artificial, como é o caso da lógica fuzzy, têm sido empregadas com o propósito de aperfeiçoar a operação dos controladores semafóricos. Este trabalho apresenta e avalia o impacto de uma estratégia que permite o ajuste das extensões em tempo real, refletindo modificações nos conjuntos fuzzy das variáveis lingüísticas de entrada.
31/Mai/2007
Uso de micro-simulador na análise de desempenho viário em redes com pólos geradores de viagens
Juliana Durgante Tolfo e Licínio da Silva Portugal
Com o propósito de auxiliar o planejador ou gerenciador de tráfego, este trabalho direciona-se ao estudo do NETSIM como técnica utilizada para análise de desempenho de redes viárias impactadas por Pólos Geradores de Viagens (PGV). Desenvolve-se um procedimento, que toma por base critérios como a capacidade do simulador, disponibilidade e quantidade de dados de entrada, facilidade de uso, recursos envolvidos, visualização e interpretação dos resultados oferecidos para a adoção da simulação como técnica de análise de desempenho no entorno de um PGV e de apoio a projetos viários. A partir da aplicação prática em uma rede entorno de um shopping Center no Rio de Janeiro, o simulador fornece alguns índices de desempenho como velocidade, tempo de viagem e atraso, mostrando a efetividade da ferramenta no uso para análise de desempenho de redes viárias impactadas por PGV’s.
09/Out/2007
SIRI - Um simulador mesoscópico para redes de semáforos
Luis Molist Vilanova
Siri é um simulador mesoscópico, na forma de programa de computador, cuja função é calcular programações de semáforos coordenados operando na estratégia de tempos fixos. O programa otimiza o desempenho dos semáforos no que tange ao atraso e ao número de paradas. Foi desenvolvido pela CET de São Paulo e seu lançamento ocorreu no início de 2004. Atualmente, cerca de 250 semáforos paulistanos operam segundo os tempos calculados pelo Siri, que se encontra na versão 2.2. O texto delineia os motivos que levaram à sua criação, o modelo de tráfego e o algoritmo utilizados, bem como a medida de sua confiabilidade até o presente momento.
18/Set/2008
Operação em Rede Arterial sob Controle Semafórico do Tipo FUZZY
Michelle Andrade, Maria Alice P. Jacques e Marcelo Ladeira
A característica robusta dos controladores semafóricos fuzzy foi recentemente verificada através de simulações realizadas com uma estrutura de controlador amplamente utilizada em estudos anteriores, visando a avaliação do seu desempenho adaptativo quando disposto em rede aberta. Diante destes resultados foi possível considerar possibilidades de melhorias do desempenho deste controlador para a operação em rede arterial a partir de medidas simplificadas voltadas à promoção de uma cooperação implícita entre os controladores isolados. Assim, este artigo apresenta duas alternativas para o aprimoramento da operação em rede arterial com o uso de controladores semafóricos fuzzy. Os testes dessas alternativas em simulador apresentaram resultados bastante positivos indicando direções para a continuidade da pesquisa.
30/Jan/2011
Avaliação de Estruturas Alternativas para a Base de Regras de Controladores Semafóricos FUZZY
Michelle Andrade e Maria Alice Prudêncio Jacques
O componente principal de um controlador semafórico fuzzy é sua base de regras, núcleo do processo de tomada de decisão. Os controladores semafóricos fuzzy, em geral, possuem bases de regras formadas por subconjuntos de instruções fuzzy, implementadas em momentos específicos da atividade de controle. Esta estrutura, apesar de mais difícil de construir junto aos especialistas, não tem sido avaliada no sentido de verificar a possibilidade de sua substituição por um conjunto único de regras, sem prejuízos para a eficácia do controle. O objetivo do presente trabalho é fazer essa avaliação. Para tanto, um controlador de base de regras particionada foi comparado a controladores de base única, criados a partir do controlador original. Os resultados da simulação da operação do tráfego sob a atuação de cada controlador mostraram que é viável promover o controle desejado com o uso dos controladores semafóricos fuzzy de base única.
02/Mai/2011
Guia básico de utilização do software SIDRA para microssimulação de cruzamentos
Paulo Bacaltchuck
A microssimulação ainda engatinha no Brasil apesar da necessidade de modernizar e sistematizar as avaliações de impacto no trânsito decorrentes da implementação de pólos geradores de tráfego, tais como Shopping Centers, Indústrias, Conjuntos Habitacionais, etc. Esse artigo é um tutorial básico de utilização do software de microssimulação SIDRA SOLUTIONS® mais conhecido como SIDRA ou aaSIDRA e pretende apresentá-lo como uma ferramenta computacional que possibilita auxiliar nas tomadas de decisão em soluções pontuais de redes viárias. É uma ferramenta que possibilita modelar cruzamentos representando vários modos de transportes (automóveis, ônibus, caminhões, motocicletas, bicicletas e pedestres) e possibilita auxiliar as tomadas de decisão em soluções pontuais de redes viárias. SIDRA é a abreviação de Signalised & Unsignalised Intersection Drawing and Research Aid. Tradução livre para o português: Ferramenta Auxiliadora de Projeto e Pesquisa de Cruzamentos Semafóricos e não Semafóricos. O software foi inicialmente desenvolvido em Melbourne, Austrália em 1979 pelo Professor Rahmi Akçelic.
12/Fev/2012
Aplicação de Algoritmos Genéticos em Semáforos Inteligentes
Wellington Cruz
O presente trabalho procura modelar o problema da otimização dos tempos dos semáforos, de forma que se possam aplicar os métodos de programação com algoritmos genéticos na busca da solução otimizada. Como referencial teórico apresenta os principais métodos de controle de semáforos existentes e os fundamentos da programação evolutiva. Apresenta detalhes da implementação do algoritmo genético proposto e analisa os resultados dos experimentos realizados.
12/Fev/2012
Estudo comparativo de controladores de Mamdani e Sugeno para controle do tráfego em interseções isoladas
Michelle Andrade e Maria Alice Prudêncio Jacques
Na definição de um controlador fuzzy, o projetista precisa selecionar o tipo básico de controlador a ser projetado, isto é, precisa definir se o controlador será do tipo proposto por Mamdani ou Sugeno. Este trabalho analisa as principais características dos dois tipos de controladores, e compara as respostas e os efeitos dos mesmos no controle de diferentes volumes de tráfego em uma interseção isolada.
26/Out/2013
Análise e simulação da operação de ônibus em corredores exclusivos
Rodrigo Alberto de Castilho
O objetivo deste trabalho é demonstrar as relações básicas entre as principais características físicas, operacionais e de demanda em um corredor exclusivo de ônibus e suas características de desempenho. Para tanto, desenvolve-se primeiramente um modelo conceitual simples de funcionamento de uma parada isolada do corredor, que captura a essência dessas relações e que pode ser estendido para representar um sistema de paradas em série. A seguir, apresenta-se um modelo de simulação que tem como função permitir uma análise mais realista do sistema, levando em conta os efeitos estocásticos inerentes aos sistemas reais. O modelo de simulação é inicialmente validado contra o modelo conceitual e então utilizado na análise de capacidade e nível de serviço de uma parada isolada do sistema e de um corredor hipotético. Finalmente, o trabalho se encerra resumindo as principais conclusões, avaliando as técnicas usadas na pesquisa, sugerindo tópicos para pesquisas futuras na área.