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Engenharia, Operação e Educação de Trânsito

Pavimento Ecológico: uma opção para a pavimentação de vias das grandes cidades

Moisés Ribeiro Abdou e Liedi Légi Bariani Bernucci

Os resíduos de construção e demolição são gerados em grande escala em todo o mundo. Paralelamente, a conscientização de um desenvolvimento sustentável é necessária para o futuro da humanidade. Uma possível alternativa para esses resíduos é sua utilização em camadas de pavimentos após serem submetidos ao beneficiamento da reciclagem. O texto detalha o projeto de utilização de agregado reciclado de resíduo sólido da construção civil em camadas de pavimentos em vias de baixo volume de tráfego, particularmente no sistema viário do novo campus da USP na zona leste da cidade de São Paulo. O sistema viário foi executado com uma solução inovadora, denominada “Pavimento Ecológico”, por empregar materiais reciclados nas diferentes camadas do pavimento: agregado reciclado de resíduos de construção e demolição nas camadas de sub-base e base, e revestimento asfáltico com asfalto-borracha sendo a borracha moída derivada da reciclagem de pneus inservíveis de veículos.

30/Nov/2007

Construção e reabilitação de pavimentos agregados

Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (Portugal)

O objetivo da presente Disposição Técnica é o de estabelecer as especificações técnicas de agregados para cumprimento harmonizado por todas as concessionárias de estradas nas obras de construção e/ou reabilitação de pavimentos.

09/Set/2012

Avaliação do impacto de veículos pesados na qualidade de serviço de rodovias de pista dupla usando dados empíricos

Fernando José Piva e José Reynaldo Setti

Este trabalho visa avaliar o impacto de veículos pesados na qualidade de serviço de correntes de tráfego a partir de estimativas dos fatores de equivalência veicular em rodovias com três ou mais faixas de tráfego por sentido, obtidas a partir de dados empíricos coletados em rodovias paulistas, para intervalos de duração curta (5 ou 6 minutos). O fator de equivalência foi calculado para cada intervalo através do método de Huber, admitindo-se que a qualidade de serviço é a mesma para todas as faixas de tráfego naquele intervalo. O fluxo básico é o da faixa mais à esquerda, nos intervalos em que são detectados apenas automóveis, e o fluxo misto é o da faixa mais à direita, em que passam automóveis e caminhões. Os resultados obtidos sugerem que: (1) em 52% do tempo, a qualidade de serviço não é a mesma em todas as faixas da rodovia; (2) o impacto marginal dos caminhões decresce à medida em que a porcentagem de caminhões na corrente aumenta; e (3) as diferenças que existem no fator de equivalência em função do nível de serviço são menos evidentes em rampas mais ín-gremes, onde o efeito das limitações de desempenho dos caminhões é mais notado.

30/Mar/2016

Notas & Notícias

  • Carro autônomo: veja 10 questões para entender a tecnologia.
  • Globo G1
  • Concurso para docentes.
  • UFC
  • Bicicleta elétrica vira vilã do trânsito.
  • Estadão
  • Uso de farol baixo nas estradas se torna lei,
  • Estadão
  • Projeto quer liberar fabricação de carro leve a diesel no País.
  • UOL Notícias
  • Simulador de direção não é um brinquedo.
  • Perkons
  • Hadad libera bike em ônibus fora do pico
  • Estadão
  • 7ª edição do Traffic Engineering Handbook do
  • ITE
  • Quatro em cada dez veículos de carga apresentam falha mecânica
  • Perkons
  • As 9 piores ciclovias do mundo.
  • Facebook
  • Denatran põe em consulta pública o Manual de Dispositivos Auxiliares e o Manual de Sinalização Temporária.
  • Denatran
  • 8º Prêmio CET de Educação de Trânsito.
  • CET
  • Juntos, airbag e cinto de segurança reduzem 60% o risco de ferimentos.
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  • Código de Trânsito Brasileiro completa maioridade.
  • Perkons
  • Passarelas e faixas reduzem riscos de atropelamentos.
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  • CET SP vai premiar projetos de Tecnologia da Informação.
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  • Workshop de Transportes e Logística.
  • ANPET
  • 7,4 milhões de pessoas se deslocam para municípios próximos.
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  • Oportunidade para ser professor no MIT.
  • ANPET
  • XVII Congreso Argentino de Vialidad y Tránsito
  • 24 a 28 de outubro de 2016
  • ExpoVial
  • Pensando o formato das barreiras em função dos motociclistas.
  • vti
  • Testes de colisão ficarão mais rígidos.
  • Estadão