Engenharia, Operação e Educação de Trânsito
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Pavimento Ecológico: uma opção para a pavimentação de vias das grandes cidades
Moisés Ribeiro Abdou e Liedi Légi Bariani Bernucci
Os resíduos de construção e demolição são gerados em grande escala em todo o mundo. Paralelamente, a conscientização de um desenvolvimento sustentável é necessária para o futuro da humanidade. Uma possível alternativa para esses resíduos é sua utilização em camadas de pavimentos após serem submetidos ao beneficiamento da reciclagem. O texto detalha o projeto de utilização de agregado reciclado de resíduo sólido da construção civil em camadas de pavimentos em vias de baixo volume de tráfego, particularmente no sistema viário do novo campus da USP na zona leste da cidade de São Paulo. O sistema viário foi executado com uma solução inovadora, denominada “Pavimento Ecológico”, por empregar materiais reciclados nas diferentes camadas do pavimento: agregado reciclado de resíduos de construção e demolição nas camadas de sub-base e base, e revestimento asfáltico com asfalto-borracha sendo a borracha moída derivada da reciclagem de pneus inservíveis de veículos.
30/Nov/2007
Construção e reabilitação de pavimentos agregados
Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (Portugal)
O objetivo da presente Disposição Técnica é o de estabelecer as especificações técnicas de agregados para cumprimento harmonizado por todas as concessionárias de estradas nas obras de construção e/ou reabilitação de pavimentos.
09/Set/2012
Avaliação do impacto de veículos pesados na qualidade de serviço de rodovias de pista dupla usando dados empíricos
Fernando José Piva e José Reynaldo Setti
Este trabalho visa avaliar o impacto de veículos pesados na qualidade de serviço de correntes de tráfego a partir de estimativas dos fatores de equivalência veicular em rodovias com três ou mais faixas de tráfego por sentido, obtidas a partir de dados empíricos coletados em rodovias paulistas, para intervalos de duração curta (5 ou 6 minutos). O fator de equivalência foi calculado para cada intervalo através do método de Huber, admitindo-se que a qualidade de serviço é a mesma para todas as faixas de tráfego naquele intervalo. O fluxo básico é o da faixa mais à esquerda, nos intervalos em que são detectados apenas automóveis, e o fluxo misto é o da faixa mais à direita, em que passam automóveis e caminhões. Os resultados obtidos sugerem que: (1) em 52% do tempo, a qualidade de serviço não é a mesma em todas as faixas da rodovia; (2) o impacto marginal dos caminhões decresce à medida em que a porcentagem de caminhões na corrente aumenta; e (3) as diferenças que existem no fator de equivalência em função do nível de serviço são menos evidentes em rampas mais ín-gremes, onde o efeito das limitações de desempenho dos caminhões é mais notado.