Engenharia, Operação e Educação de Trânsito
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Cálculo de velocidade para veículos equipados com sistemas de freios ABS
Wilson Toresan Jr.
Um veículo equipado com um sistema de freios convencionais, durante uma situação de desaceleração de emergência, produzirá marcas de frenagem sobre a pista. Conhecendo o comprimento das marcas de frenagem e usando um coeficiente de atrito médio “adequado” para a pista, o exame pericial pode determinar a quantidade de Energia Cinética transformada em Trabalho durante o processo de desaceleração. As características funcionais do sistema de frenagem ABS são diferentes do sistema convencional de frenagem. Como resultado, o processo de desaceleração e a morfologia das marcas de frenagem produzidas no pavimento também serão diferentes. Este trabalho tem como objetivo estudar a dinâmica do movimento e os vestígios produzidos pelos veículos equipados com o sistema de frenagem ABS e como interpretá-los para proceder com o cálculo de velocidade, baseado no seu particular processo de desaceleração.
13/Nov/2011
Colisão de automóveis em postes de concreto armado: estudo do fenômeno e desenvolvimento de uma metodologia de cálculo de velocidade
Wilson Toresan Jr.
O estudo dos eventos nos quais veículos automotores colidem contra postes têm se mostrado de grande necessidade e importância para nossa sociedade. Estatísticas de acidentes de trânsito informam que 10% dos acidentes com vítimas fatais envolvem colisões desta natureza. O sucesso da reconstrução de um acidente de trânsito e, consequentemente, da confirmação das conclusões sobre o evento, será influenciado diretamente pelo grau de compreensão do fenômeno ocorrido. O objetivo deste trabalho é compreender os fenômenos físicos que constituem o acidente de trânsito em que um automóvel colide contra um poste de concreto armado e, a partir desta compreensão, desenvolver uma metodologia de cálculo de velocidade préimpacto para o automóvel. O trabalho apresentado está baseado em resultados obtidos de metodologias aplicadas em colisões na bibliografia e em dados observados e medidos em locais de acidentes de trânsito nos quais ocorreram colisões de um automóvel em um poste de concreto.