Engenharia, Operação e Educação de Trânsito
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Medição De Intensidade Luminosa De Grupos Focais De Leds
Sun Hsien Ming
Estudo, realizado em campo e em laboratório, a respeito da influência do ângulo de visão na intensidade luminosa observada pelo motorista e pelo pedestre de cada uma das três cores de semáforos de leds.
26/Set/2005
Manutenção semafórica
Luiz Carlos Matias e Marcelo Antonio Fernandes
Proposta de um sistema logístico para a realização, por parte da CET/SP, dos serviços de manutenção semafórica na cidade de São Paulo, com o fito de torná-los mais eficientes e eficazes e, assim, atender à expectativa cada dia mais exigente dos munícipes.
18/Dez/2005
LEDs – Estudo da viabilidade da substituição de semáforos em Santo André, São Paulo
ALEXANDRE COSME JERONYMO, ARMANDO C. FRANCO e FRANCISCO HERNANDEZ
Em artigo publicado na Revista ENGENHARIA (www.brasilengenharia.com.br), os autores avaliam a viabilidade econômica e tecnológica da transição dos semáforos tradicionais, que utilizam lâmpadas incandescentes, para os semáforos que utilizam LEDs, no município de Santo André, São Paulo.
07/Set/2006
Glossário dos termos empregados na Sinalização Semafórica
LUIS VILANOVA
A terminologia empregada na Engenharia de Trânsito sofre de extrema falta de precisão na definição de seus termos. A começar pelo próprio nome da nossa disciplina: Engenharia de Trânsito ou Engenharia de Tráfego? Essa falta de maior exatidão é particularmente grave na área que estuda a sinalização e programação semafórica. Este glossário foi feito com a intenção de caminhar um pouquinho na direção de alcançar um vocabulário mais preciso. O maior mérito de produzir um trabalho deste tipo não está na pretensão de firmar um entendimento absoluto e acabado, mas na elaboração de um primeiro esboço que poderá ser aperfeiçoado e corrigido gradativamente.
07/Out/2006
Critérios para implantação de semáforos
LUIS VILANOVA
É deplorável verificar que semáforos são implantados há cerca de 100 anos e até agora, em nenhum lugar do mundo, a Engenharia de Trânsito conseguiu formular critérios realmente consistentes para orientar a necessidade, ou não, de determinada interseção receber tal tipo de sinalização. Este artigo discute algumas regras existentes e finaliza propondo caminhos para elaborar uma metodologia à qual os técnicos possam recorrer e como tratar o problema enquanto não se consegue atingir este objetivo.
31/Jan/2007
Uma pesquisa sobre a percepção da legenda “DEVAGAR” pelos motoristas
Prof. João Cucci Neto
O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado de uma pesquisa realizada junto a motoristas da cidade de São Paulo para saber qual é sua percepção e entendimento em relação à legenda “DEVAGAR”. Esta pesquisa representa a primeira etapa de um estudo mais abrangente, a ser prosseguido oportunamente, envolvendo vários tipos de sinalização de horizontal, em diferentes situações. Este estudo teve origem durante o curso ''Psicologia Aplicada aos Transportes'', ministrado pelo Prof. Reinier J.A. Rozestraten, no mestrado do autor em Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da Universidade São Paulo, no segundo semestre de 1990.
02/Ago/2007
Cromaticidade de Semáforos de LEDs
Ivan Kiyanitza
Este artigo propõe uma forma prática tanto de especificar as coordenadas de cromaticidade, por parte dos consumidores de semáforos de LEDs, quanto de plotar, por parte dos fabricantes ou distribuidores de semáforos de LEDs, os dados de coordenadas de cromaticidade medidos pelos laboratórios de fotometria.
30/Nov/2007
Implantações semafóricas são medidas eficazes para a redução de acidentes de trânsito? O caso de Fortaleza CE
Juliana Carla Coelho, Jurislene Araújo Freitas e Maria Elisabeth Pinheiro Moreira
A segurança viária é uma grande preocupação do setor de transportes. Os acidentes de trânsito causam elevados custos sociais e econômicos se fazendo necessárias intervenções em cruzamentos e vias. Uma das medidas utilizadas para tentar solucionar os conflitos existentes no trânsito é a implantação de semáforos. Existem diversos métodos para avaliar a necessidade, ou não, da implantação deste dispositivo. Neste tipo de tomada de decisão, um dos critérios considerado importante é o número de acidentes de trânsito, embora existam outros critérios que devem ser melhores avaliados na definição destas implantações. Assim, este artigo objetiva fazer uma análise da utilização do número de acidentes de trânsito, como critério para implantação de semáforo, onde será realizada uma análise comparativa entre os acidentes que aconteceram antes e depois da implantação do semáforo.
08/Mai/2009
Aprendendo com nossos vizinhos
Luis Vilanova
Acho que o aspecto mais interessante em conhecer novos lugares é que você descobre que muitas coisas, que sempre fez de um determinado jeito, podem ser feitas perfeitamente de uma forma totalmente diferente. Na Engenharia de Trânsito, essa constatação é cabal. É muito didático perceber que alguns dogmas, que temos defendido com unhas e dentes ao longo de anos, simplesmente são ignorados em outras cidades, sem prejuízo nenhum. Confesso que, em minhas visitas a outras cidades, vi mais de uma vez serem aplicadas soluções que eu descartava veementemente funcionarem tão bem como as minhas (ou melhor ainda ....). Tudo isso vem a propósito da viagem a passeio que fiz recentemente para Montevidéu e Buenos Aires. Foi a passeio, mas quem diz que a gente consegue se afastar totalmente do nosso trabalho?
06/Fev/2010
Sobre a Conspicuidade, Legibilidade e Retrorrefletividade das Placas de Sinalização Viária
Felipe Bosco Castilho
Neste trabalho, analisam-se a retrorrefletividade, a conspicuidade e a legibilidade de placas de sinalização de trânsito, em função do material empregado na confecção dos caracteres e do fundo da placa. As análises de conspicuidade e legibilidade foram realizadas em laboratório apropriado sob três condições: ambiente iluminado com luz forte, ambiente totalmente escuro com a incidência de um feixe de luz sobre as placas e ambiente iluminado com luz fraca e, novamente, com o feixe de luz incidindo sobre as placas. Foram realizadas entrevistas a motoristas utilizando o método de comparação aos pares da Psicofísica.
02/Mai/2011
O caminho correto para as placas que alertam a contramão
Leonard Verhoef
Este artigo foi publicado originalmente na edição de junho/2011 da revista Traffic Technology + Control – TEC - e trata da conspicuidade e inteligibilidade da placa “Wrong Way”. Este tipo de sinalização, utilizada em muitos países mas não no Brasil, adverte o condutor de que ele está circulando na contramão e que, portanto, deve retornar até o ponto onde tomou a decisão errada. Apesar de não utilizarmos essa placa por aqui, o artigo levanta uma série de considerações, valendo-se da psicologia cognitiva, que podem ser aproveitadas para a sinalização vertical em geral, o que nos levou a traduzir o artigo. Agradeçemos ao Dr. Leonard Verhoef e à excelente revista Traffic Technology + Control – TEC que nos liberaram a tradução do trabalho. A imagem foi extraída do site topropepromotions.com .
23/Jul/2011
Supersinalização, antessinalização e o princípio da suficiência
João Cucci Neto
Este texto vai se concentrar no princípio da “suficiência”. Esse princípio diz, com outras palavras, que a sinalização deve ser usada na medida certa, nem a menos e nem a mais. Não há muito que comentar quanto ao uso de sinalização a menos. Todo mundo entende que isso é um fator de risco. O outro lado da questão é a sinalização “a mais”, ou, usando o jargão da CET de São Paulo, o célebre “reforço”. Para usar uma analogia bem simples, o uso da sinalização poderia ser comparado à administração de um remédio a um doente: dose a menos, pode não curar; dose a mais, pode complicar a saúde, ao invés de ajudar.
00/Jul/0000
A sinalização viária da ilha de Santa Catarina – uma análise sob a ótica do turista
Clauciane Vivian Prereira
“- Poderia me dizer, por favor, qual é o caminho para sair daqui?” perguntou Alice. “- Isso depende muito do lugar para onde você quer ir.” respondeu o gato. O design de sinalização tem tido um crescente papel na experiência turística. O objetivo dessa dissertação é analisar a efetividade da sinalização na ilha de Santa Catarina sob o enfoque do turista a partir de uma pesquisa qualitativa. Neste trabalho podemos aprender os conceitos básicos de linguagem visual e de tipografia que devem nortear a sinalização viária, principalmente a de caráter indicativo.
12/Fev/2012
Controle de um sistema semafórico coordenado, alimentado por energia solar
André Luis Martins Neto, Bruno Sérgio Bretas, Hermano Rubens Piazzi, Hernani Santana Vartuli, Márcio Medeiros Araújo e Marcos Araújo Medeiros
O semáforo permite a utilização de uma fonte de energia alternativa, possibilitando que o mesmo continue controlando as interseções do trânsito, mesmo quando ocorrer interrupções no fornecimento de energia da concessionária. Para promover sua eficácia, será adotado o tipo de pesquisa simples que inclui métodos que são importantes na sua medição. Sendo assim, será possível utilizar uma forma de controle que vise aperfeiçoar o fluxo de veículos e que seja flexível quanto à alteração do sistema de controle, sem que seja necessário interromper o seu funcionamento.
09/Set/2012
Visita técnica a Nova Iorque para analisar a prioridade ao pedestre – Boletim Técnico 52 da CET de São Paulo
João Cucci Neto, Luis Molist Vilanova e Wlamir Lopes da Costa
A CET de São Paulo enviou, entre 13 e 20 de maio de 2011, os três autores deste boletim a Nova Iorque, metrópole que compartilha de muitas características paulistanas e que desenvolve, há dez anos, um programa de redução de acidentes que vem resultando numa expressiva redução dos acidentes, especialmente aqueles envolvendo pedestres. O trabalho consistiu no estudo do comportamento dos motoristas e pedestres, dos conceitos da sinalização empregados para tratar a interação entre esses dois tipos de usuários e da análise em campo de pontos negros onde o DOT - Department of Transportation – órgão responsável pelo planejamento, operação e sinalização de Nova Iorque realizou intervenções extremamente bem-sucedidas no âmbito do programa de redução de acidentes. O presente boletim discorre a respeito das informações que o grupo teve oportunidade de apreender, inclusive sobre outros temas além do motivo principal da visita técnica.
12/Set/2012
Sinalização de rotundas
Carlos de Almeida Roque para o InIR
Texto preparado para o Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias de Portugal – InIR - a respeito da sinalização das rotundas, que é como são chamadas as rotatórias nesse pais.
31/Dez/2012
Sinalização turística: avaliação da compreensão dos pictogramas
Marcos Feder
As placas indicativas de sinalização de trânsito fornecem indicações de trajetos, identificação da via, distâncias até os destinos, dentre outras. Um tipo particular da sinalização indicativa é a sinalização turística, que possui alguma peculiaridades em relação às demais. Estas placas possuem a cor de fundo marrom e pictogramas associados às informações. A eficiência de um pictograma está diretamente relacionada com o grau de compreensão que proporciona aos condutores e, por isso, é importante que sejam claros e facilmente compreendidos. Entretanto, alguns pictogramas apresentam pictogramas complexos e o entendimento não é o desejado. Para melhorar o desempenho dos pictogramas, é necessário saber quais características dos condutores influenciam na compreensão. Neste sentido, este trabalho buscou avaliar se fatores como idade, grau de instrução, experiência ao volante e uso profissional do veículo influenciam significativamente na compreensão dos pictogramas de sinalização turística utilizados no Brasil.
00/Dez/0000
Controle de um sistema semafórico coordenado, alimentado por energia solar
André Luis Martins Neto, Bruno Sérgio Bretas, Hermano Rubens Piazzi, Hernani Santana Vartuli, Márcio Medeiros Araújo e Marcos Araújo Medeiros
Este trabalho apresenta o dimensionamento de um sistema semafórico, demonstra a utilização do mesmo em uma via e descreve sua lógica de programação. O semáforo permite a utilização de uma fonte de energia alternativa, possibilitando que o mesmo continue controlando as interseções do trânsito, mesmo quando ocorrer interrupções no fornecimento de energia da concessionária. Para promover sua eficácia, será adotado o tipo de pesquisa simples que inclui métodos que são importantes na sua medição. Sendo assim, será possível utilizar uma forma de controle que vise aperfeiçoar o fluxo de veículos e que seja flexível quanto à alteração do sistema de controle, sem que seja necessário interromper o seu funcionamento.