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Engenharia, Operação e Educação de Trânsito

Aplicações da Engenharia de Tráfego na segurança dos pedestres

João Cucci

Os acidentes de trânsito têm sido uma das principais causas das mortes violentas no Brasil. O atropelamento é o mais grave dos acidentes de trânsito. A proposta desta dissertação é a de como utilizar técnicas da Engenharia de Tráfego no estudo da segurança dos pedestres.

07/Set/2005

Dispositivo de Proteção para Pedestres

Cíntia Xavier, Denise Araujo, Ivan Pastoreli, Vânia Pampolha

Dispositivo desenvolvido por técnicos de trânsito da cidade de Santo André a fim de impedir o acesso de veículos, inclusive motos, a vielas reservadas exclusivamente para os pedestres.

26/Set/2005

Anseios e reivindicações para um trânsito seguro - A visão de um pedestre

Eduardo José Daros

O presidente da Associação Brasileira de Pedestres – ABRASPE – analisa o pedestre dentro do complexo mundo do trânsito e relaciona doze reivindicações para fazer com que sua participação neste cenário seja feita com maior segurança, conforto e satisfação.

31/Jan/2007

Guia de Acessibilidade Urbana

CREA - MG

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte desenvolveram este guia objetivando promover a redução e a eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas visto que, segundo dados do IBGE, cerca de 25 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência.

18/Set/2008

Andar a pé: um modo de transporte para a cidade de São Paulo

Maria Ermelina Brosch Malatesta

Maria Ermelina - Meli - não produziu apenas uma tese de mestrado para a FAU USP. Sua dissertação passa ao largo, em muitas passagens, de um trabalho acadêmico regulamentar. É mais do que isso: é o desabafo da técnica que dedicou muitos anos da sua carreira à ingrata tarefa de fazer com que o pedestre seja respeitado numa cidade como São Paulo, onde as pressões sociais, políticas e da mídia só valorizam o combate ao congestionamento. Encontramos, em sua dissertação, desde a abordagem histórica do "andar a pé" até o enfoque institucional, passando pela questão dos projetos, onde podemos encontrar várias orientações que podem nos ajudar bastante nos nossos trabalhos profissionais. O material fotográfico que acompanha o texto vale por si só como um depoimento do abandono a que está entregue o pedestre paulistano.

10/Fev/2010

Semáforos de Pedestres, segundo o CTB – Código de Trânsito Brasileiro e a boa prática de segurança na Engenharia de Tráfego

Sérgio Ejzenberg

Para a análise da prioridade conferida aos pedestres pelo CTB – Código de Trânsito Brasileiro (Lei no 9503/1997), se deve considerar em especial seu Capítulo IV, que versa sobre pedestres e condutores de veículos não motorizados. Também deve ser considerado o Anexo II, naquilo que concerne à sinalização luminosa para pedestres. Este artigo analisa, também, os riscos relacionados ao tempo insuficiente de vermelho intermitente dos pedestres e a incidência de atropelamentos, mormente no período noturno. Por último, o texto apresenta exemplo prático de dimensionamento de estágio para pedestres comparando três diferentes métodos, para demonstrar que é possível garantir a segurança do pedestre sem aumentar a duração do estágio de travessia, e sem, portanto, provocar redução de fluidez do tráfego veicular.

23/Jul/2011

Visita técnica a Nova Iorque para analisar a prioridade ao pedestre – Boletim Técnico 52 da CET de São Paulo

João Cucci Neto, Luis Molist Vilanova e Wlamir Lopes da Costa

A CET de São Paulo enviou, entre 13 e 20 de maio de 2011, os três autores deste boletim a Nova Iorque, metrópole que compartilha de muitas características paulistanas e que desenvolve, há dez anos, um programa de redução de acidentes que vem resultando numa expressiva redução dos acidentes, especialmente aqueles envolvendo pedestres. O trabalho consistiu no estudo do comportamento dos motoristas e pedestres, dos conceitos da sinalização empregados para tratar a interação entre esses dois tipos de usuários e da análise em campo de pontos negros onde o DOT - Department of Transportation – órgão responsável pelo planejamento, operação e sinalização de Nova Iorque realizou intervenções extremamente bem-sucedidas no âmbito do programa de redução de acidentes. O presente boletim discorre a respeito das informações que o grupo teve oportunidade de apreender, inclusive sobre outros temas além do motivo principal da visita técnica.

09/Set/2012

Estudo das variáveis que influenciam o desempenho das travessias de pedestres sem semáforos

Mônica Barcellos de Araújo Mello

Este trabalho tem como objetivo elaborar um procedimento para a indicação da localização de travessia de pedestres, em meio urbano, sem a utilização de dispositivos semafóricos, que reúna condições potencialmente favoráveis para atender com segurança a essa demanda. Este procedimento é baseado nas especificidades do Rio de Janeiro, onde é proposta a sua aplicação.

31/Dez/2012

O risco do idoso pedestre nas vias urbanas

Telma Maria Gorgulho Pereira Micheletto

Para promoção da mobilidade urbana à população idosa, são necessárias ações que priorizem a acessibilidade do espaço urbano, diminuindo o deslocamento e o esforço físico das pessoas com mobilidade reduzida, como mencionado em boletim técnico CET (2006, p.34): “Muitas das dificuldades para se deslocar de um ponto a outro do espaço urbano podem representar tanto um desafio a ser superado, quanto um cansaço desencorajador em seus movimentos reduzidos, mas dificilmente um convite ao prazer de usufruir lugares”.

31/Dez/2012

Peões

Álvaro Jorge da Maia Seco, Joaquim Miguel Gonçalves Macedo e Américo Henrique Pires da Costa

Em 2007 morreram 137 pedestres em Portugal, o que representa cerca de 16.0% do total de mortos nas estradas portuguesas. Ainda com base nestes dados verifica-se que o grupo etário mais atingido é o dos idosos (?65 anos), que representam cerca de 50.4% (69 pedestres) do total de pedestres mortos. De todos os pedestres mortos, 13 (cerca de 9,5%) ocorreram em travessias para pedestres devidamente sinalizadas. No presente documento é apresentado um conjunto de regras de organização sistêmica das redes de pedestres e de projeto geométrico e funcional dos seus principais elementos constitutivos que permitem a criação de infraestruturas de qualidade capazes de garantir boas e competitivas condições de mobilidade de pedestres em espaços urbanos.

00/Dez/0000

Norma de rebaixamento de calçada

CET São Paulo

Esta norma é o resultado do trabalho conjunto do DSV/CET e da Comissão Permanente de Acessibilidade - CPA. Contém os critérios para elaboração e execução de projetos de rebaixamento de calçada e cancela e substitui a norma de Rebaixamento de Guias – Faixa de Pedestres – Critérios de Projeto –Revisão 2, de maio de 2000 e atende as Leis Municipais n.º 9.803-DOM de 21-12-1984 e n.º 12.117 – DOM de 29-06-1996.

19/Fev/2015

Caminhar com segurança

Organização Mundial da Saúde

Ao garantirmos a segurança dos pedestres, encorajamos as pessoas a andarem, o que traz um impacto positivo na saúde de todos e também ao meio ambiente. Quando caminhamos, não pagamos passagens ou combustível, nem temos que obter habilitação ou registros. É algo essencial para a qualidade de vida e a sustentabilidade de nossas comunidades e deveria voltar a ter um lugar de destaque como opção segura, conveniente e agradável em nossas jornadas diárias.

01/Set/2015

O problema do tempo de espera de pedestre

Sun Hsien Ming

O presente trabalho tem por objetivo ilustrar a complexidade de problemas de trânsito por meio de um simples e prosaico problema de estimar quanto um pedestre espera em média para atravessar uma rua. O problema, aparentemente simples, exige cálculos nada triviais para a sua solução. Esse problema foi encontrado no livro “Stochastic Processes” (Processos estocásticos) de Sheldon M. Ross1. A complexidade do problema decorre de que as variáveis envolvidas são aleatórias. Ora, o trânsito é um fenômeno essencialmente aleatório e o seu estudo não pode dispensar ou ignorar essa sua natureza. Apesar desta óbvia constatação, verifica-se que, na prática, a aleatoriedade dos fenômenos não é levada em conta na solução dos problemas de trânsito, uma vez que, normalmente, os problemas são resolvidos empiricamente, na base do “bom senso”, utilizando-se valores médios como se fossem constantes.

01/Set/2015

Aspectos práticos da travessia de pedestres em semáforos

João Cucci Neto

Este pequeno trabalho traz uma compilação de vários elementos que envolvem as travessias de pedestres em locais semaforizados. A ideia foi a de reunir casos práticos de soluções e alternativas que possam auxiliar o aluno, o técnico iniciante na área da Engenharia de Tráfego e, por que não, o morador das grandes cidades a encontrar alternativas para problemas comuns no meio urbano. Afinal, todos somos pedestres. Trata-se de um misto de informações baseadas em legislação, normas técnicas e, em boa parte, experiência reunida ao longo de muitos anos como Engenheiro e Professor na área do trânsito. O objetivo não é fornecer soluções específicas, mas sim mostrar um leque de possibilidades, como uma ferramenta de apoio para a análise de problemas e escolha das intervenções mais adequadas para resolvê-los.

01/Set/2015

Notas & Notícias

  • Carro autônomo: veja 10 questões para entender a tecnologia.
  • Globo G1
  • Concurso para docentes.
  • UFC
  • Bicicleta elétrica vira vilã do trânsito.
  • Estadão
  • Uso de farol baixo nas estradas se torna lei,
  • Estadão
  • Projeto quer liberar fabricação de carro leve a diesel no País.
  • UOL Notícias
  • Simulador de direção não é um brinquedo.
  • Perkons
  • Hadad libera bike em ônibus fora do pico
  • Estadão
  • 7ª edição do Traffic Engineering Handbook do
  • ITE
  • Quatro em cada dez veículos de carga apresentam falha mecânica
  • Perkons
  • As 9 piores ciclovias do mundo.
  • Facebook
  • Denatran põe em consulta pública o Manual de Dispositivos Auxiliares e o Manual de Sinalização Temporária.
  • Denatran
  • 8º Prêmio CET de Educação de Trânsito.
  • CET
  • Juntos, airbag e cinto de segurança reduzem 60% o risco de ferimentos.
  • Perkons
  • Código de Trânsito Brasileiro completa maioridade.
  • Perkons
  • Passarelas e faixas reduzem riscos de atropelamentos.
  • Perkons
  • CET SP vai premiar projetos de Tecnologia da Informação.
  • Inscreva-se
  • Workshop de Transportes e Logística.
  • ANPET
  • 7,4 milhões de pessoas se deslocam para municípios próximos.
  • Perkons
  • Oportunidade para ser professor no MIT.
  • ANPET
  • XVII Congreso Argentino de Vialidad y Tránsito
  • 24 a 28 de outubro de 2016
  • ExpoVial
  • Pensando o formato das barreiras em função dos motociclistas.
  • vti
  • Testes de colisão ficarão mais rígidos.
  • Estadão