Engenharia, Operação e Educação de Trânsito
Seções do Site
A Babel tecnológica e o trânsito
Roberto França Machado
Norte-americanos e europeus impuseram um conjunto de padrões a serem obedecidos a fim de garantir a compatibilidade entre distintos equipamentos que compõem sistemas ITS, preservando o intercambiamento e a interoperabilidade entre os mesmos.
18/Dez/2005
Sistema de Vídeodetecção Vantage
Melvyn Haxby
A tecnologia da vídeodetecção vem tendo um papel cada vez mais importante no campo da Engenharia de Trânsito. Este artigo, elaborado por Melvyn Haxby da empresa Iteris discorre sobre as características de seu produto Vantage. Caso queira ler a versão em inglês clique aqui.
06/Jun/2006
Detecção e rastreamento de pedestres
DAVID R. P. GIBSON, BO LING, MICHAEL ZEIFMAN, SHAOQIANG DONG e UMA VENKATARAMAN
O FHWA está pesquisando um novo sistema de detecção de pedestres, fundamentado no princípio da estereovisão, com o propósito de rastreá-los em suas travessias. O desenvolvimento desta tecnologia poderá ajudar a implementar instrumentos de bordo nos veículos, capazes de alertar o condutor sobre eventuais situações de risco com pedestres à frente, além de possibilitar o dimensionamento automático dos tempos de segurança dos semáforos de acordo com a existência, ou não, de pedestres atravessando a via e de suas características. Caso queira ler a versão em inglês clique aqui.
23/Jul/2006
A Matemática do GPS
SÉRGIO ALVES
A Sociedade Brasileira de Matemática publica, periodicamente, a Revista do Professor de Matemática. No seu número 59 saiu o artigo “A Matemática do GPS” que elucida os fundamentos geométricos que regem o assunto e que estamos transcrevendo aqui. As novas tecnologias de gerenciamento do trânsito se utilizam freqüentemente do GPS e vale a pena, então, dominar perfeitamente a sua base teórica.
07/Set/2006
Fiscalização eletrônica do trânsito
Sun Hsien Ming
Descrição dos equipamentos eletrônicos utilizados para a fiscalização do trânsito urbano, bem como suas funções e características principais. O artigo aborda, também, os modelos de negócio utilizados para a contratação dos serviços.
30/Abr/2007
Novas tecnologias de iluminação auxiliam o trânsito
Artigo original: "Light Infantry" - Edição de Agosto/Setembro 2007 da revista Traffic Technology International por Max Glaskin. Traduzido por Luis Vilanova.
Os recentes desenvolvimentos nas tecnologias de fibra ótica e de leds vêm trazendo novas e incríveis ferramentas que são particularmente úteis para o gerenciamento do trânsito. Encontramos um bom exemplo na entrada do túnel australiano Sydney Harbour Tunnel, onde a imagem da placa STOP é projetada numa cortina de água, que funciona como se fosse uma tela formada por pixels. É uma solução que consegue interditar o túnel de uma forma muito mais segura do que outros métodos tradicionais.
04/Fev/2008
A automatização na segurança viária
Luis Vilanova
O que, há algumas décadas, era encarado como ficção científica já começa a fazer parte do nosso cotidiano. A segurança viária é mais um campo onde isso é verdade. Novos equipamentos e sistemas vão sendo aperfeiçoados tanto no sentido de diminuir a chance de que o acidente ocorra (segurança ativa) como no de reduzir suas consequências quando acontece (segurança passiva).
08/Mai/2009
Sincronismo usando GPS
Mário Piai Júnior
Vários sistemas semafóricos usam o método de sincronismo entre controladores em que um deles denominado mestre, envia impulso para os demais através de cabos, garantindo o mesmo horário para toda a rede. Tal solução esbarra na necessidade de passar tais cabos normalmente em instalação aérea, o que se torna uma fonte continua de problemas devido à grande probabilidade de seu rompimento provocado por quedas de árvores e passagem de veículos altos. Por outro lado, a solução ideal de utilizar instalação subterrânea acarreta custos bastante elevados.
Um serviço disponível atualmente e que permite o ajuste de relógios com grande precisão, sem cobrar nada, é o do GPS – sigla para Global Positioning System – sistema desenvolvido pelo departamento de defesa dos Estados Unidos e que, por enquanto, é de uso livre.
A utilização de GPS para efetivar a coordenação semafórica já vem sendo há tempos em outros países e chega agora ao Brasil.
A imagem foi extraída da página Universidade do Porto.
17/Ago/2009
Análise em alta resolução de perfis magnéticos de sensores a laço indutivo para classificação de veículos automotores
Hermes Aguiar Magalhães
Este trabalho aborda uma série de aspectos úteis à classificação de veículos, medida de velocidade e re-identificação de veículos em uma via de tráfego usando a tecnologia de detecção de veículos por laços indutivos, acompanhada ou não de imagens dos veículos correspondentes, obtidas de câmeras de vídeo. As informações que podem ser fornecidas por estes sensores são de extrema importância para o planejamento e operação de vias de tráfego tanto em ambiente urbano quanto em grandes áreas de abrangência como rodovias, por exemplo. O estado da arte e da prática em detecção e classificação de veículos utilizando as mais diversas tecnologias é confrontado com a robustez e o baixo custo da tecnologia dos laços indutivos, criada ainda na década de 60. Mais recentemente, a queda no custo das câmeras de vídeo e o incremento na capacidade de processamento dos computadores vieram somar à área inúmeras possibilidades, tornadas viáveis sem perder de vista o custo da solução.
23/Jul/2011
Todos são vencedores
Andy Kaplan (traduzido por João Cucci Neto)
A equipe de pesquisa do Stevens desenvolveu o Ped-Aware, que combina o processamento de imagens com um módulo de controle híbrido com o objetivo de detectar pedestres e veículos dinamicamente, de acordo com as demandas de ambos. A presença de um pedestre é evidenciada quando o número de pixels em uma dessas áreas está dentro do esperado para um ser humano. O próximo passo consiste em determinar em qual direção o pedestre deseja cruzar a via, sem depender de que ocorra o acionamento da notoriamente ignorada botoeira.
13/Nov/2011
Proposta de implantação do padrão NTCIP no contexto brasileiro
Werner Kraus Junior, Luiz Fernando Bier Melgarejo, Giovani Pieri, Pablo Polônia, Ricardo Ghisi Tobaldini e Carlos Barros Montez
Argumenta-se que as resoluções sobre padronização dos protocolos de comunicação equipamentos de controle do tráfego rodoviário publicadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) são insuficientes para permitir a correta implantação da padronização no Brasil. Com base nesta constatação, apresenta-se proposta de metodologia para implantação dos protocolos usados para troca de documentos e informações entre sistemas dos Centros de Controle Operacional das concessionárias e de Agências e Órgãos Reguladores, em conformidade com as resoluções em vigência da ANTT.