Engenharia, Operação e Educação de Trânsito
Seções do Site
A miséria como causa dos acidentes de trânsito no Brasil
Rudel Espíndola Trindade Junior e Carlos David Nassi
Comprovação de que há uma forte correlação entre a miséria e o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito. As capitais brasileiras que apresentam os maiores índices de exclusão social são as que, também, possuem as maiores taxas de fatalidade do trânsito.
18/Dez/2005
Levantamento de Locais de Acidentes de Trânsito
SEJUSP MT
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso elaborou este guia de procedimentos a serem adotados pelo perito responsável pelo levantamento de dados e coleta de vestígios de um local em que ocorreu um acidente de trânsito.
O levantamento de local de acidente de trânsito para posterior redação do laudo pericial efetuado por perito é instrumento imprescindível nos processos judiciais envolvendo ocorrências dessa natureza, uma vez que a partir do trabalho inicial de levantamento é que resultará a definição da causa determinante do acidente.
Cabe ao perito responsável pelo levantamento um cuidado especial no uso
dos termos técnicos a fim de que nos laudos periciais se evite ambigüidade de termos, termos inexistentes ou até mesmo a ausência de dados que possam vir a ser ignorados por não se conhecer a maneira adequada de se relatar.
O presente material tem como objetivo instruir ou servir de roteiro para levantamento de locais de acidente de trânsito e também servir de instrumento para posterior confecção do laudo pericial.
29/Mai/2010
Avaliação das informações estatísticas de acidentes de trânsito disponíveis nos sites dos departamentos estaduais de trânsito do Brasil
Rudel Trindade Junior & Marilita Gnecco de Camargo Braga
Análise das informações estatísticas de acidentes de trânsito disponíveis nos sites dos Detrans, avaliação em função dos procedimentos estabelecidos pelo SINET, comparação com os principais bancos de dados internacionais de acidentes de trânsito, bem como proposta de medidas que contribuam para melhorar a qualidade, a usabilidade e a disseminação das estatísticas de trânsito brasileiras.
23/Jan/2006
Impacto dos radares fixos na velocidade e na acidentalidade em trecho da rodovia Washington Luís
Mario Guissu Yamada
Avaliação do impacto do emprego de radares fixos na velocidade e na acidentalidade em trecho de 74 km da Rodovia Washington Luís, no interior do estado de São Paulo. A evolução dos índices de acidentes mostra que não houve melhoria na segurança com a colocação dos radares tanto nos segmentos localizados no entorno dos mesmos como em toda a extensão da rodovia. Praticamente todos os índices apresentaram crescimento.
12/Fev/2006
Identificação de Confluências de Vias Urbanas com Alto Índice de Acidentes por Conversão à Direita na Cidade de Campo Grande/MS, com Proposta de Intervenção Saneadora
Helder Pereira de Figueiredo
O objetivo deste artigo foi analisar os acidentes de tráfego ocorridos em conversões à direita realizadas por ônibus na cidade de Campo Grande/MS, que acarretaram colisões com outros veículos em circulação pela mesma via. Este trabalho foi desenvolvido na expectativa de contribuir para que esses sinistros possam ser, senão eliminados, pelo menos minorados a patamares razoáveis.
02/Mai/2011
O comportamento de motoristas e pedestres na percepção de alunos de escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro
ELOIR DE OLIVEIRA FARIA e MARILITA GNECCO DE CAMARGO BRAGA
Os autores, desenvolvedores do site Trânsito com Vida www.transitocomvida.ufrj.br , apresentam os resultados de uma investigação da relação entre os atributos de 400 crianças e adolescentes e sua percepção sobre o comportamento de risco de motoristas e pedestres no trânsito. Nesta pesquisa, os entrevistados elaboraram redações com narrativas de situações perigosas ou acidentes, de modo a identificar as crenças e valores sobre a segurança no trânsito, contidos nos princípios argumentativos do discurso destes alunos de escolas públicas e particulares da cidade do Rio de Janeiro. Foram observadas as seguintes tendências: o aluno (a) é mais crítico quando seu pai tem maior escolaridade, profissão mais especializada ou maior renda; (b) de escola particular é mais crítico que o de escola pública; (c) pedestre de escola particular é mais crítico em relação ao comportamento de risco do motorista e, ao mesmo tempo, menos crítico em relação ao pedestre, que um outro que utiliza carro ou ônibus na viagem escolar.
06/Jun/2006
Estabilidade lateral de conjuntos de veículos de carga
RUBEM PENTEADO DE MELO
A Resolução CONTRAN 68/98 autorizou a circulação de Combinações de Veículos de Cargas. Devido à quantidade de articulações, estes veículos estão sujeitos a fenômenos que afetam a sua estabilidade. O artigo trata do mais relevante: a denominada "Amplificação Traseira", que pode causar o tombamento de todo o conjunto devido às acelerações laterais maiores na unidade traseira.
06/Jun/2006
Propostas para minimizar os riscos de acidentes de trânsito envolvendo crianças e adolescentes
ELOIR DE OLIVEIRA FARIA, M.Sc.e MARILITA GNECCO DE CAMARGO BRAGA, Ph.D
Os autores, mentores do site Trânsito ComVida (www.transitocomvida.ufrj.br), nos enviaram este texto, que analisa a situação de insegurança de crianças e adolescentes no trânsito e propõe um programa de ação para a prevenção de acidentes, com medidas de Urbanismo e de Educação, Engenharia e Fiscalização de Trânsito.
23/Jul/2006
Estudo do desempenho da frenagem e do controle da velocidade de descida em declive longo e acentuado no trecho da Serra do Mar da Rodovia dos Imigrantes de veículos comerciais representativos da frota nacional
Prof. Antonio Carlos Canale e Juan Carlos Horta Gutiérrez
Estudo do desempenho de veículos comerciais descendo o trecho da Serra do Mar da Rodovia dos Imigrantes que oferece informações e sugestões para a liberação do tráfego de veículos comerciais pela pista descendente desta rodovia. Estes estudos indicam as condições e requisitos necessários para os veículos comerciais e para seus condutores, objetivando o aumento da segurança veicular no trecho que desce a serra, principalmente no interior dos túneis.
02/Ago/2007
Acidente Zero: Utopia ou Realidade?
Archimedes Azevedo Raia Jr. e Luciano dos Santos
Acidente Zero-AZ é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido na segurança de trânsito na Suécia. O AZ é uma visão de futuro da sociedade sueca na qual ninguém deveria morrer ou ficar seriamente ferido no trânsito. Não se pode aceitar o fato que pessoas estão sendo punidas anualmente com a morte ou sofrendo fisicamente pelo fato de ter simplesmente cometido um erro no trânsito. Considerando que as pessoas às vezes erram, é impossível prevenir de maneira segura todos os acidentes de trânsito. No entanto, é possível aliviar as conseqüências de uma colisão através de vias e veículos mais seguros. O risco pode ser reduzido por meio de um enfoque mais contundente sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito.
09/Out/2007
Discussão sobre métodos para identificação de locais críticos em acidentes de trânsito no Brasil
Lúcia Maria Brandão
Discussão sobre os métodos de identificação de locais críticos em acidentes de trânsito no Brasil. Por sua importância, foi realizado tanto um levantamento dos métodos disponíveis na literatura consagrada como sua análise comparativa. Essa análise considerou e apontou o método numérico absoluto baseado no critério "gravidade dos acidentes" como o mais recomendado. A conclusão decorre principalmente do fato de que este método resulta na priorização de locais onde há registro de acidentes com vítimas fatais embora seja também o que exija levantamentos de dados mais exaustivos.
04/Fev/2008
Cinto de Segurança no Banco Traseiro do Automóvel: isto é importante?
Wilson de Moraes Nobre Junior e Anamaria de Moraes
O motorista e o passageiro dianteiro, mesmo usando o cinto de segurança, correm alto risco de morte, se os passageiros de trás estiverem sem o equipamento, num eventual acidente frontal. Para reduzir a grande quantidade de vítimas no trânsito, recomenda-se que também os ocupantes traseiros usem o cinto, para proteção não somente deles mesmos, mas também dos passageiros dianteiros. Assim, cabe aos designers e aos que se preocupam com o consumidor buscar soluções para que o cinto traseiro seja mais bem visto, acessado e aceito por todos os passageiros que viajam na parte de trás do automóvel.
04/Fev/2008
Cinto de Segurança no Banco Traseiro do Automóvel: por que nós não usamos?
Wilson Nobre e Anamaria de Moraes
Vários fatores explicam a não utilização do cinto traseiro: a sensação de maior segurança atrás, falhas na elaboração e na aplicação das leis e, principalmente, erros ergonômicos. Algumas vítimas de acidentes, que estavam no banco traseiro, foram entrevistadas e indicaram a clara necessidade de novo design, tanto do banco traseiro como dos seus cintos. Cabe aos ergodesigners, levantado o problema, propor soluções de um novo design dos cintos de segurança e do compartimento traseiro. Cabe às autoridades ouvir os especialistas e modificar a legislação referente ao projeto dos carros, para que os fabricantes ofereçam ao consumidor um produto mais seguro, provido de cintos de segurança mais adequados.
01/Mai/2008
Discromatopsias congênitas e condução de veículos
Mário Teruo Sato, Alfredo Vidal Moreira, Daniel Roncglio Guerra, Ana Cristina Alvarez de Carvalho e Carlos Augusto Moreira Júnior.
Quantos acidentes de trânsito acontecem devido ao daltonismo? A relação entre a discromatopsia congênita, ou daltonismo, e a ocorrência de acidentes de trânsito é um assunto insuficientemente estudado no mundo inteiro. Por isso, este trabalho, do Dr. Mário Teruo Sato e colegas, que integra o acervo dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, representa uma louvável exceção. Foram examinados 523 motoristas, seguindo as normas da resolução 734/89 do Contran. Os motoristas foram submetidos ao teste de cores com a Tabela de Ishihara, e os que tinham discromatopsias foram submetidos ao teste da Caixa de Cores, com luzes dispostas como em um semáforo. Esperamos que esta publicação contribua para o desenvolvimento de soluções que venham a proteger uma parcela significativa da população que apresenta essa deficiência.
01/Mai/2008
Código da Estrada - Lombas artificiais no asfalto - Questões
João Alves
Boa parte do interesse deste artigo deve-se ao fato de que o autor é procurador e não engenheiro de trânsito. E mesmo assim alcança admirável profundidade técnica. Outra parte vem por tratar-se de um trabalho português. Podemos conferir que, tanto lá como aqui, as lombadas (lombas em Portugal) são vistas como inimigos plantados no asfalto. Transcrevemos a frase lida no blog Kulturkampf: "O nível de civismo de uma população mede-se pela altura das lombas na estrada".
22/Jun/2008
Daltônicos ao volante
Katia Moherdaui Vespucci
A arquiteta Katia Moherdaui Vespucci, especialista em trânsito urbano, resolveu confrontar os temas daltonismo e condução de veículos. Apresenta-nos várias informações práticas sobre o assunto e propõe uma solução simples e engenhosa para facilitar a compreensão da sinalização semafórica pelos daltônicos. A foto foi enviada por Willy Lin, responsável pela sinalização semafórica de Campinas, cidade que já vem aplicando há alguns anos a proposta de Katia.
02/Fev/2009
Oportunidades de conflito de tráfego - Modelos de Previsão
Sun Hsien Ming
O objetivo desta dissertação de mestrado é desenvolver e propor modelos matemáticos que possam estimar o grau de segurança de interseções, semaforizadas ou não, que tomem por base o conceito de oportunidades de conflito de tráfego. O conceito da oportunidade de conflito de tráfego tem sido proposto para obter medidas analíticas de segurança que possam substituir vantajosamente medidas tradicionais como, por exemplo, o histórico de acidentes. Os modelos que utilizam o conceito de oportunidades de conflito de tráfego necessitam apenas de dados operacionais das interseções, o que torna este parâmetro um indicador potencialmente útil para aplicações práticas na determinação do nível de segurança de determinado local.
08/Ago/2009
A responsabilidade pelos acidentes de trânsito segundo a Visão Zero
Archimedes Azevedo Raia Jr.
Em 1997, o Projeto de Lei de Segurança de Tráfego Rodoviário, embasado na filosofia Visão Zero-VZ, também conhecida no Brasil, de maneira equivocada, como Acidente Zero, foi aprovado pelo Parlamento Sueco. Na verdade, sua meta de longo prazo é reduzir, não necessariamente o número de acidentes, mas o montante de fatalidades e as lesões graves a zero (Arnoldussen, 2004). Esta Visão é uma expressão do imperativo ético de que não poderá nunca ser aceitável que pessoas morram ou fiquem seriamente feridas no trânsito. Na justificativa apresentada pelo Governo ao Parlamento Sueco, esta frase é provavelmente a mais importante: “…o limite de velocidade no trânsito deve ser determinado pelo padrão técnico de veículos e vias, tal que não exceda o nível de violência que qualquer ser humano possa tolerar. Quanto mais seguros forem as vias e os veículos, velocidades mais altas poderão ser aceitas”.
08/Ago/2009
Impactos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras
IPEA & DENATRAN
Este trabalho é produto de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea/MPOG) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Esse esforço conjunto permitiu transformar dados avulsos e dispersos sobre os acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras em informações articuladas e imprescindíveis a tomadas de decisões e à formulação de políticas públicas para enfrentar o desafio da redução das mortes, das sequelas físicas e psicológicas de pessoas, além das perdas materiais decorrentes desses acidentes. Parte dessas informações foi aqui valorada monetariamente, e parte cuidadosamente qualificada segundo outros critérios. Disponibiliza-se também, neste volume, um novo método, de simples absorção, embora cientificamente complexo, para quantificação de custos dos acidentes de trânsito nas rodovias, fundamentado no princípio da decomposição do acidente em componentes elementares aditivos de custo, e no da transferibilidade do custo médio padrão de um acidente. O custo anual dos acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras alcançou a cifra de R$ 22 bilhões, a preços de dezembro de 2005 – 1,2% do PIB brasileiro. A maior parte refere-se à perda de produção, associada à morte das pessoas ou interrupção de suas atividades, seguido dos custos de cuidados em saúde e os associados aos veículos. Os números e as evidências reunidos nesta obra, assim como o rico instrumental metodológico nela contido, passarão a ser referência para toda e qualquer instituição, pública ou privada, interessada em fundamentar ações que reduzam a continuidade de tantos e tão graves acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras.
06/Fev/2010
Avaliação dos Condutores Portadores de Discromatopsia Congênita na Percepção Cromática da Sinalização Viária
Renato Soares
Esta dissertação visa identificar as limitações dos condutores daltônicos em relação à identificação das cores dos diversos materiais utilizados na sinalização semafórica, vertical e horizontal, sob diferentes condições de iluminação.
O estudo avaliou 32 condutores portadores de discromatopsia congênita com experiência em dirigir no Distrito Federal. Os condutores possuíam o tipo protan e o deutan do distúrbio.
Os integrantes da amostra passaram por dois testes de avaliação cromática (Ishihara e TNC), uma entrevista estruturada e testes de sinalização horizontal, vertical e semafórica. Os testes de sinalização foram realizados sob duas condições de iluminação do ambiente, dia e noite.
Os resultados obtidos comprovam a dificuldade na percepção cromática dos condutores daltônicos quanto às cores da sinalização viária, que varia de acordo com os tipos e os graus de severidade do distúrbio. Na sinalização semafórica, os condutores da forma deutan apresentaram mais dificuldade para reconhecer as cores dos focos com LED’s do que com lâmpadas de filamento, tanto no período diurno quanto noturno.
Os resultados da pesquisa revelam que é possível tornar a sinalização viária mais acessível aos condutores daltônicos, sem comprometer a qualidade da informação para os demais condutores e pedestres.
29/Mai/2010
Identificación de problemas de Seguridad Vial en travesías
Instituto MAPFRE
A importância deste trabalho desenvolvido pelo instituto espanhol MAPFRE nos convenceu a abrir mão da prática de só publicar artigos em português. O
Dicionário Espanhol-Português do Sinal de Trânsito pode auxiliar a leitura do texto no caso de alguma dúvida. Mas já vamos antecipando uma tradução que pode dar confusão: "travesía" significa o trecho da estrada que atravessa uma região povoada e não uma "travessia de pedestres", como, aliás, estávamos entendendo inicialmente.
Trata-se de um manual de recomendações com o fito de propor soluções para a criticidade que surge nas "travesías" devido aos diversos tipos de trânsito que se encontram (automóveis, pedestres, caminhões, bicicletas, etc).
A intenção primordial deste documento é o de servir como guia de fácil manuseio e compreensão para ajudar o gestor de trânsito a diagnosticar o problema que tem em mãos e eleger a solução mais adequada para o mesmo.
O documento original encontra-se em página do Instituto MAPFRE
29/Mai/2010
Educação no Trânsito Salva Vidas
Cristhian de Jesus Lelis - Coordenador de Educação Para o Trânsito em
Estudos mostram números alarmantes pertinentes ao saldo de vítimas do trânsito no Brasil. Segundo dados da OMS, a cada ano, são trinta e cinco mil mortos; oitenta mil mutilados; duzentos e cinqüenta mil feridos. Sessenta por cento dos leitos hospitalares estão ocupados com vítimas de acidentes de trânsito; a cada dez minutos acontece um acidente com vítima. Nenhuma guerra da história da humanidade conseguiu provocar a morte de tanta gente. Só através da educação do nosso povo podemos terminar com esse horrível holocausto. Não há outra forma. Lembrando Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
01/Out/2010
Identificação das interseções críticas de acidentes de trânsito na área urbana do município de Foz do Iguaçu no ano de 2009
Guilherme Juppa
Com o crescimento da frota de veículos que vem ocorrendo anualmente em todo o Brasil, é possível notar que os acidentes de trânsito assumem números consideráveis, sendo uma das principais causas de morte no país e no mundo. Tendo esse pensamento como base para estudo, este trabalho tem como propósito principal analisar a malha viária de Foz do Iguaçu, localizando, assim, interseções críticas de acidentes de trânsito na área urbana com ocorrência de óbitos, feridos ou apenas danos materiais, utilizando método de agrupamentos espaciais e os dados cedidos pelo Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu – FOZTRANS no ano de 2009.
30/Jan/2011
A Influência dos Temporizadores no Comportamento dos Pedestres: um Estudo de Caso
Jonicy de Barros Ramos
O objetivo deste trabalho é realizar a análise comparativa da alteração no comportamento do pedestre ante a implantação de dois tipos de temporizadores: um que faz contagem regressiva do tempo de verde e outro que mostra a contagem regressiva do tempo de vermelho, aplicando um estudo do tipo antes-e-depois da implantação destes dispositivos. O estudo buscará respostas às seguintes perguntas: o temporizador aumenta a obediência do pedestre ao semáforo a ele destinado? Qual tipo de temporizador tem melhor resultado quanto à obediência ao semáforo? Qual é a percepção do pedestre relativamente ao tempo de travessia e ao tempo de espera? O pedestre conhece o temporizador? O pedestre entende o significado dos números do temporizador? Qual seria o comportamento do pedestre numa situação hipotética de tomada de decisão entre obedecer, violar ou assumir uma ação de risco?
02/Mai/2011
Túneis rodoviários – Proposta de avaliação de conformidade para liberação ao uso e operação comercial
André Luiz Gonçalves Scabbia
O processo de liberação da operação comercial de um túnel rodoviário é geralmente realizado sobre a pressão típica do final de um cronograma. Por outro lado o órgão público responsável pela sua liberação deve ter plena certeza de que a nova estrutura está pronta, principalmente no que diz respeito aos requisitos mínimos de segurança. O presente trabalho propõe uma metodologia de avaliação de conformidade aderente à NBR ISO/IEC 17020:2006. Para tanto, foi realizado um extenso e minucioso trabalho de identificação dos requisitos aplicáveis, concatenando as referências internacionais de túneis, o modus operandi nacional e a ferramenta Gerenciamento de Riscos, o que resultou numa proposta de metodologia de avaliação de conformidade composta por onze atividades, que permitem avaliar as condições de liberação ao uso e operação comercial dos túneis rodoviários.
12/Fev/2012
Gestão da informação e redução de acidentes de trânsito no Brasil
Denise Lima Lopes
Este trabalho identifica o histórico da coleta de dados de acidentes de trânsito no Brasil e do tratamento desses dados. Considera alternativas de tratamento dessas informações tendo como objetivo uma adequada gestão de informações.
28/Mai/2012
Geografia da mortalidade no trânsito no Brasil
Jorge Tiago Bastos
Neste trabalho é estimado o valor do índice de mortes por quilometro percorrido pela frota de veículos em cada estado brasileiro nos anos de 2004 a 2008. Para determinar os valores da quilometragem anual média dos veículos – parâmetro necessário para estimativa do índice de mortes por veículo-quilômetro – desenvolveu-se um método que toma como referência a quantidade de combustível vendida pelas distribuidoras em cada estado. Os estados foram classificados em relação a todos os índices associados à mortalidade viária, assim como analisadas as relações entre o índice de mortes por quilometro e o nível de desenvolvimento econômico dos estados. Constata-se que a situação da mortalidade no trânsito é um grave problema nacional, sobretudo nos estados mais pobres, onde os índices de mortes por veículo-quilômetro atingem números extremamente elevados.
09/Set/2012
Área adjacente à faixa de rodagem
Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (Portugal)
Na União Europeia, morrem anualmente cerca de 37.300 pessoas e 1,6 milhões ficam feridas em acidentes rodoviários (dados de 2009). Os despistes e as colisões entre veículos e objetos fora da faixa de rodagem, tais como árvores ou postes de sinalização, são um problema de segurança rodoviária relevante. No presente relatório apresenta-se um conjunto de critérios a seguir para avaliação dos efeitos das características da área adjacente à faixa de rodagem sobre a sinistralidade em estradas da Rede Rodoviária Nacional.
00/Set/0000
Segurança no transporte – Crianças e Gestantes
DENATRAN/SMB/ABRAMET
Conhecer os riscos de lesões traumáticas que existem nos veículos e preveni-los é dever de todo condutor. A criança e a gestante têm particularidades que precisam ser conhecidas para não colocá-los em situações críticas que poderão ocasionar-lhes sérios ferimentos. Esta cartilha presta-se a esclarecer pontos fundamentais deste assunto criando a base de raciocínio e direcionando procedimentos para conclusões e atitudes corretas no trato destas questões. Existem muitos modelos de automóveis e cadeirinhas, além das diferenças entre os usuários dos mesmos. Por isso, peculiaridades não serão detalhadas. O objetivo é chamar a atenção para o assunto e melhorar o padrão de segurança em nosso trânsito.
09/Set/2012
O custo social da motocicleta no Brasil
Eduardo Âlcantara Vasconcellos
A massificação do uso da motocicleta no Brasil, seguindo o processo de liberalização econômica dos anos 1990, foi representada pelo aumento de 12 vezes nas vendas anuais deste veículo e no aumento da frota nacional de 2 milhões em 1992 para 8 milhões em 2007. A consequência mais grave da entrada desta nova tecnologia no trânsito brasileiro foi o aumento exponencial no número de acidentes e de fatalidades com ocupantes de motocicleta. O número de mortes cresceu de 725 em 1996 para 6.900 em 2007, acumulando 25 mil mortes adicionais às que ocorreriam com um crescimento vegetativo de 2% da frota de motos existente no país em 1996. Cada 809 motos adicionais circulando estão relacionadas com uma fatalidade adicional. O artigo foi recolhido na Biblioteca da ANTP.
26/Out/2013
Comportamento funcional e estrutural das barreiras de segurança
Hugo Miguel Parente Lima
Trata-se de dissertação de mestrado na Universidade do Porto e seu propósito é o de investigar o comportamento das barreiras de segurança, quanto ao seu funcionamento e capacidade de resistência à colisão de veículos. Fez-se um enquadramento geral dos sistemas de segurança rodoviária, dando-se especial atenção às barreiras de segurança. Caracterizou-se a importância que barreiras de segurança assumem ao nível da segurança rodoviária, evidenciando-se a sua correlação com a mortalidade na estrada. È proposto um sistema de barreira de segurança, utilizando-se um programa de elementos finitos para a sua validação. O artigo foi recolhido no Repositório Aberto da Universidade do Porto e sua reprodução segue as normas estabelecidas em Creative Commons.
26/Out/2013
Risco no trânsito, omissão e calamidade: impactos do incentivo à motocicleta no Brasil
Eduardo A. Vasconcellos
A partir da década de 1990, ações de política pública do governo federal incentivaram a fabricação, a compra e o uso da motocicleta no Brasil. A frota aumentou de 1,5 milhão em 1990 para 17 milhões de veículos no final de 2012. Dada sua versatilidade, baixo custo e conveniência pessoal, as motos passaram a ser usadas intensamente no transporte de pequenas mercadorias e pessoas, para o trabalho e a escola, em áreas urbanas e rurais. O processo, no entanto, teve um desfecho trágico. O número oficial de mortes de usuários de motocicleta aumentou de 725 em 1996 para 11.433 em 2011, em um fenômeno que rapidamente se espalhou por todo o país. Entre 2000 e 2012, o sistema de seguro de acidentes de trânsito (DPVAT) pagou 177 mil indenizações de morte e 781 mil de invalidez para usuários de motocicleta, totalizando 958 mil pessoas. Este processo eliminou os ganhos obtidos em segurança no trânsito com o Código de Trânsito Brasileiro de 1997 e recolocou o Brasil no grupo de países com elevados índices de mortalidade na circulação.
23/Fev/2014
Capacetes: um manual de segurança no trânsito para os gestores e profissionais de saúde
Organização Pan-americana da Saúde
Junto com o aumento global na motorização, particularmente em países de baixa e média renda, vem crescendo o uso de veículos motorizados de duas rodas e bicicletas em muitos lugares. Em consequência, ocorrem mortes e traumatismos em número cada vez maior entre os usuários de veículos de duas rodas, sendo os traumatismos na cabeça a questão de maior preocupação. Os capacetes para motociclistas e ciclistas são eficazes tanto para prevenção de traumatismos na cabeça quanto na redução da gravidade de lesões sofridas pelos motoristas e pelos passageiros dos veículos de duas rodas. Infelizmente, o uso de capacetes é raro em muitos países. O propósito deste manual é indicar como incrementar o uso de capacete no país. O manual é dirigido a quem elabora políticas e aos profissionais da área que põem em prática a segurança no trânsito, e se baseia nas experiências dos países que obtiveram sucesso em conseguir altos níveis de uso de capacetes e os mantiveram.
02/Ago/2014
Prevenção de lesões causadas pelo trânsito
Dinesh Mohan, Geetam Tiwari, Meleckidzedeck Khayesi e Fredrick Muyia Nafukho
As lesões causadas pelo trânsito representam a principal causa de morte por causas externas, a décima primeira causa mais importante de todas as mortes e o nono fator contribuinte para a carga mundial de morbidade. A cada ano, 1,2 milhão de homens, mulheres e crianças de todo o mundo perdem suas vidas em decorrência de colisões ocorridas no trânsito. A capacitação de pessoas para responder a esse grave problema de saúde pública é um importante componente para auxiliar nos esforços voltados à prevenção de lesões causadas pelo trânsito. É necessário treinar mais especialistas na prevenção dessas lesões, de modo a tratar esse crescente problema em nível internacional e nacional. Este manual fornece ao usuário informações necessárias sobre a magnitude e impacto do problema das lesões causadas pelo trânsito; os principais fatores de risco; a necessidade de uma abordagem científica para prevenir essas lesões e como fortalecer a base de evidências para a prevenção; como implementar intervenções que gerem bons resultados; como prover a atenção após as colisões; a necessidade da colaboração multissetorial; e como formular e implementar políticas de segurança no trânsito.
13/Out/2014
Análise das recomendações para uso de dispositivos de proteção lateral e a segurança viária em rodovias
Marcelo Monteiro Missato
Tão importante quanto o projeto da rodovia é o projeto do seu entorno, que está diretamente relacionado à segurança dos veículos desgovernados que saem da pista, independentemente do motivo. O entorno viário deve ser tal que as consequências da saída da pista seja minimizadas , ou provendo um entorno livre de obstáculos que possam causar danos severos aos motoristas, ou utilizando dispositivos de proteção lateral, na impossibilidade de eliminar os obstáculos agressivos. Foram analisados os conceitos básicos relacionados com proteção lateral, critérios de seleção de tipos de dispositivos, critérios de posicionamento, além da análise das recomendações para os tratamentos de segurança dos dispositivos de drenagem.
19/Fev/2015
Área adjacente à faixa de rodagem
InIR
No presente documento apresenta-se um conjunto de critérios a seguir para avaliar os efeitos das características da Área adjacente à faixa de rodagem sobre a sinistralidade em estradas portuguesas. Com as devidas adaptações, os critérios apresentados podem ser aplicados em estradas de outros tipos de redes rodoviárias, designadamente as municipais.
01/Set/2015
Análise da severidade dos acidentes com motocicletas utilizando modelos probit e logit ordenados
Carlos Henrique Loiola Coutinho, Flávio José Craveiro Cunto e Sara Maria Pinho Ferreira
O ambiente de circulação rodoviário brasileiro tem apresentado um aumento desproporcional da utilização de motocicletas ao longo dos últimos 15 anos. A mesma tendência acompanha o número de acidentes de trânsito da categoria em parte por sua relativa vulnerabilidade. O objetivo deste trabalho é identificar fatores que influenciam a severidade dos acidentes com motocicletas nas vias urbanas de Fortaleza com a utilização dos modelos ordenados do tipo probit e logit. Foram desenvolvidos modelos ordenados categóricos utilizando uma amostra com 3.232 observações de acidentes de trânsito de 2004 a 2011. A severidade resultante dos acidentes de trânsito foi classificada em quatro categorias. Os resultados da calibração dos modelos indicaram que motociclistas que utilizam capacete e pilotam durante o dia têm um menor risco de sofrer lesões mais graves. De outra forma, motociclistas mais velhos e que sofreram acidente ocorrido em finais de semana apresentaram um maior risco de lesões mais graves.